Mad Men 5x13: The Phantom (Season Finale)

15.6.12


 A não brilhante, mas ótima season finale de Mad Men!

Enfim chegamos a season finale de uma excepcional temporada de Mad Men, talvez este episódio não tenha sido o melhor possível, mas não deixou a desejar. 

Com todos os acontecimentos da temporada que passou era de se esperar que a season finale tivesse um clima mais morno, até mesmo, tendo em vista o fatídico acontecimento do episódio anterior. 

Talvez porque Mad Men seja muito mais de envolventes plots do que acontecimentos fortes que “blow your mind”, sendo assim seus personagens conseguem me fazer que fique interessado em seus simples acontecimentos do dia-a-dia. 

“Phantom” trouxe a tona o que eu já previa no início da temporada, e como já havia dito nas reviews dos primeiros episódios queria ver por quanto tempo Don permaneceria como o marido fiel e satisfeito com sua vidinha, não que isso seja ruim, mas apenas que parece algo singelo demais para uma pessoa complexa como ele. 



Já Pete conseguiu chegar ao fundo do poço ao perder a compostura com o marido de sua amante, não que esse não merecesse um belo par de chifres, mas o que mais me impressiona é como ela faz a mesma coisa com sua mulher, ou ainda pior, pois parecia ter sentimentos reais pela garota. 

Ou quem sabe seja um reflexo do qual ele se vê e odeia acima de tudo, esse é um trabalho para um psicólogo e não para mim. 

Não lembro quem em uma das temporadas anteriores dissera a Don que não havia como ter uma vida pessoal estável, a partir do momento que você começa a crescer na vida profissional, talvez seja isso que esteja afetando sua vida particular, já que no trabalho seu crescimento vai “de vento em popa”.

Foi interessante ver um pouco de como a vida de Peggy está longe da SCDP, mesmo que tenham sido apenas duas cenas, sendo que em uma delas Don mostrou que ainda está superando a saída da protegida. 

Ou foi isso, ou está vendo que tudo na vida é passageiro e foram muitas perdas e acontecimentos em sua vida em muito pouco tempo, seja pelo suicídio de Lane até a partida de Peggy, e sem ao menos ter uma folguinha em casa com uma esposa, que convenhamos, só pensa em si. 

Megan decaiu desastrosamente em meu conceito depois da passada para trás que deu na suposta “amiga”, só se for da cobra. 

E nada como uma mulher para por as coisas em ordem nessa empresa que sinceramente peca, e muito, na sua administração, mas brincadeiras à parte Joan realmente se tornou uma administradora de mão cheia, até porque sem Lane não há quem faça o trabalho pesado, já que o que esses sócios sabem bem fazer é publicidade e beber whisky. 

É uma pena se despedir de Mad Men tão cedo, mas pelo menos os 13 episódios foram muito bons e sem medo de errar e falar besteira chego a dizer que foi muito superior a temporada passada.

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Mad Men chegou em um patamar em que não é preciso mais transformações grandiosas em sua season finale para dar novos rumos a série. Acho que essa temporada veio pra mostrar que até o final o seriado deve investir na evolução individual de cada personagem, sempre através de acontecimentos sutis e pequenas mudanças.

    ResponderExcluir
  2. "A não brilhante, mas ótima season finale de Mad Men!": ótima definição!

    Pra uma temporada recheada de episódios brilhantes, o mínimo foi esperar uma season finale brilhante! Mas apesar de não ter tido nada de excepcional.. foi o que toda season finale tem que ser: um bom desfecho para os personagens..principalmente se começarmos a analisar como cada personagem estava no início dessa temporada, como eles estão agora, e como chegaram neste ponto...
    Despedir de uma série tão boa assim é muito cruel.. e espero que nunca mais eles deem um tempo tão grande entre as temporadas como foi da 4 para a 5!
    E quero mais falas para o Bert Cooper na próxima temporada! =)

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar: adorei a cena escolhida para ilustrar a review!

    ResponderExcluir
  4. acho que a próxima não demora tanto pois na ultima negociação foram contratadas duas temporadas... e com certeza quero mais de Cooper na próxima!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe