Eureka 5x13: Just Another Day (Series Finale)

18.7.12


Apenas mais um dia...


Há dois anos eu comecei a acompanhar esta série. Eureka. Ah, quanto trabalho! Quem me vê hoje em dia tecendo elogios a esta pequena série da Syfy mal pode imaginar que muito hesitei para dar uma chance a ela. Foram necessários alguns promos e certa insistência de minha queria amiga Marcia Almeida, que também atende por Nikky (e está sempre nos comentários) para eu ver. E eu fui lá, cheio de preconceitos, e como os maiores, o de que Eureka seria uma série infantil, bobinha e ruim. O mais incrível é que eu não estava totalmente enganado, pelo contrário, Eureka tem sim esse ar “bobinho”, descompromissado, de inicio não achei algo genial e incrível, Eureka foi me conquistando aos poucos, episódio por episódio, piadinha por piadinha e junto, vez ou outra aqueles momentos de partir o coração que a série sabe fazer bem.

Comecei a acompanhar a série antes da estreia da quarta temporada, e quando vi estava lá, em dia e ansiando para poder ver o próximo episódio, como já fazia algumas reviews aqui no site, decidi começar a fazer as de Eureka também, porque não? De inicio não tinha muita gente, mas foi incrível ver que, pouco a pouco as visualizações foram aumentando e junto delas alguns comentários, afinal, estava realmente começando a achar que apenas cinco pessoas assistiam a série, acabei viciando mais um ou dois amigos e por fim parti para as legendas, para ajudar a divulgar ainda mais essa série, que veio e se foi, sem fazer muito barulho, sem fazer alarde, sendo apenas ela, com personagens fantásticos, histórias incríveis e situações exageradamente divertidas. Como a própria Holly apontou no episódio, “Buracos de minhoca, ciborgues, infinitas possibilidades... Não me espanta que vocês amem esse lugar.”.

É engraçado pensar também, no quanto o final de Eureka (Cidade) se relaciona com o fim de Eureka (série), a Cidade foi fechada pelo Departamento de Defesa, pois já não era tão lucrativa quanto antes, a mesma coisa aconteceu na Syfy, já que Eureka não anda tendo mais uma grande audiência como nas primeiras temporadas, o que acho algo muito estranho, já que desde a Quarta, a série evoluiu significativamente...

Definitivamente o ultimo episódio exibido não poderia fechar a série, seria algo trágico, bruto e grotesco demais para Eureka, este episódio, no entanto foi tudo o que deveria ter sido. Um adeus, para todos que acompanharam essa série por cinco temporadas, para quem viu viagens temporais, mortes, organizações malignas, naves espaciais, mais viagens temporais, viagens espaciais e por fim, uma prisão cibernética. Quero dizer, Eureka sempre foi uma série fantasiosa, incrível e gostosa de assistir, e se teve algo que esse episódio mostrou foi isso. Foi um episódio para nos despedirmos, com tudo o que a série sempre teve de melhor.

E por isso, obviamente estou falando da cidade, quase sempre, sendo destruída! Desta vez foram os buracos de minhoca, que causaram ótimas cenas, mas sem duvidas a melhor foi a final. Foi bobinho? Sim, mas foi algo tão saudosista de se ver que sequer liguei, rever a morte de Nathan, A cena da cerca, logo no começo da série, Stan Lee, e vários outros momentos da série foi lindo... Outra coisa boa de rever foi Beverly que, nos minutos finais, ajuda Henry a libertar Grace! A revolta de Doug foi outro ótimo ponto, afinal, ficar sentado sem fazer nada é sim protestar, e o melhor foi quando Holly aos poucos foi reconquistando sua memória, e no final se lembra de tudo, realmente fiquei muuuito feliz de que isso aconteceu, e por mim ela e o Fago iriam para esse programa super secreto e sem duvidas daria uma ótima série!

Confesso que quando, já nos últimos minutos foi dito que Eureka havia sido comprada, sequer havia ligado isso a Dr. Trevor Grant! Gostei de ver o personagem de volta, mas QUE MERDA ACONTECEU COM JAMES CALLIS MINHA GENTE? Ele tava parecendo um esqueleto andando, feio demais e os dentes mais amarelos do que nunca, admito que fiquei com um pouco de medo da figura, mas ta tudo bem porque ele Salvou Eureka, e deu esse finalzinho lindinho, deixando a ideia de que tudo ainda continua... Assim como o fato de Alisson estar grávida, novamente, confesso que achei meio desnecessário, mas aceitei, afinal, é Series Finale, e em Séries Finale sempre alguém tem que Ficar Gravida/Ter um bebe...

Outra coisa que simplesmente amei foi Jo e Zane. Não é segredo que amo esses dois e os shippei loucamente na mudança de timeline, e estava tenso com a situação deles, afinal, como Jo mesma falou, eles já passaram por muita coisa e seria totalmente depressivo se por causa do final de Eureka eles não ficassem juntos. Mas Jo fez a coisa certa e lá estava eu, com os olhinhos brilhando e sorrindo enquanto ela pedia Zane em casamento... Não tem como não amar esses dois, e só posso dizer que foi um dos casais da série que mais adorei até o momento.

A volta de Zoe também foi ótima, adoro a personagem e realmente queria que ela tivesse aparecido mais nas duas ultimas temporadas, penso inclusive que se tivéssemos uma Sexta Temporada, ela teria voltado, já que teria se formado, certo? Mas de qualquer forma foi bom vê-la novamente, juntando a causa de Fargo, e claro, pela cena final, que religa o começo ao final da série de uma maneira belíssima. Admito que não estava em NADA esperando por aquela cena, que acabou deixando meus olhos lacrimejando. Na verdade já havia me esquecido totalmente dela, pois havia lido um artigo de Andrew Cosby (Co-Criador da série), em que ele dizia que eles pretendiam ter retornado aquela cena na primeira temporada, mas acabaram deixando ela de lado e aquilo havia sido apena suma anomalia no tempo/espaço, sem explicação mesmo.

Vale dar a dica de que a musica final se chama: You Are My Home, de Bear McCreary, e foi escrita pelo sonoplasta da série junto de Jaime Paglia, uma cosia triste é pensar que caso a sexta (e ultima) temporada realmente tivesse vingado, como aconteceu por algumas semanas, teriamos um episódio musical na série, coisa que Paglia disse ser um sonho várias vezes...E é isso pessoal, é de coração partido que escrevo que Eureka acabou, só queria dizer MUITO obrigado para todos que leram as e os poucos que comentaram as reviews. Foi um prazer estar aqui, e espero que vocês voltem e leiam outras das diversas séries que eu escrevo e vou escrever aqui no S.A. Novamente obrigado, e que o Campo Akáshiko e Beverly Bitch estejam sempre com vocês!

Talvez Você Curta

12 comentários

  1. O final foi muito bom!!!!
    Tambem iria ficar arrasada se o 12 tivesse sido o final
    Mas ainda bem que nao aconteceu!
    Amei a proposta de casamento da Jo e o detalhe da caixa de lingerie?! rsrs foi d+++
    Quando vi James eu quase não o reconheci!! e o sotaque?! nao me lembrava de ser tão pesado?!
    Eureka vai deixar saudades

    ResponderExcluir
  2. Só eu achei que a cidade havia sido comprada pelo Consórcio com a Beverly no comando?

    No mais... Eu vi a série desde o início, e foram bons anos acompanhando ela.

    Sempre se podia ter feito mais, mas o final foi bom o bastante.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado você, Leo! Foi por causa de uma review sua que eu comecei a assistir Eureka e me apaixonei pela série. Maravilhosa como poucas. Vai deixar saudades...

    ResponderExcluir
  4. Olá, somos donos do site www.baixarpremium.net, temos mais de 2 anos no mercado premium e gostaríamos de sua parceria. Pagamos 50% das comissões, temos um painel de afiliados completo que informa, cliques enviados para o site, clientes cadastrados, compradores, lucro no dia... Está interessado? Acredito que poderiamos ter uma ótima parceria =-) Temos ótimos índices de venda. 38 Contas Premium a venda!

    ResponderExcluir
  5. Buáááá!!! Fui às lágrimas com a musiquinha no final dizendo que era só um outro dia aí chego aqui e você começa da mesma maneira, mas o problema é que não foi só outro dia! Acabou e foi ótimo enquanto durou. Meus APLAUSOS a Syfy por nos proporcionar um final digno, bem como ao interprete do nosso querido Zane, que nos conseguiu essa delícia de final.
    Leozito, ainda bem que você gostou porque o que eu já gostava ficou ainda melhor com você, suas reviews, spoilers, comentarios e tudo mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu também pensei, Paulo! Na verdade até na antecipação do cronograma eu já fiquei achando que eles estavam interferindo, transportando tudo pelos buracos de minhoca e refazendo Eureka em outra dimensão... Quem sabe BOlivia acaba de ganhar um novo entretenimento...

    ResponderExcluir
  7. A última cena amarrando o 1o. Episódio ao último me arrepia até agora. Amei. Minha história com Eureka é mais ou menos igual a sua, era muito cetica quanto ao propósito da série mas ela foi me conquistando cada vez mais. Foi por ela que eu acabei "caçando" séries alternativas, fora dos grandes hits e só me dei bem! Amo as séries do ScyFy, TNT e USA. Parabéns pelas reviews sempre muito boas!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não sei se queria mudar alguma coisa no final ou não... o caso é que gostava tanto de Eureka que não queria que acabasse... quanto ao James Callis... eu juro que tive que ser obrigada a reconhecer que era ele....

    ResponderExcluir
  9. eu so fiquei esperando a cena final , mas pensei q não ia acontecer , mas vlw muito ter assistido EUREKA .

    ResponderExcluir
  10. Amei o final de eureka. Fica agora a saudade dessa série super gostosa de ver..

    ResponderExcluir
  11. Para aqueles que sentem falta de eureka recomendo Warehouse 13… a serie faz varias referencias a Eureka e tem até alguns episódios com Douglas Fargo…. ja da para matar um pouquinho da saudade ^^

    ResponderExcluir
  12. Puxa, nem lembro quando comecei a assistir Eureka, acho que foi na primeira ou segunda temporada, na época em que um novo episódio demorava um século para sair. Por ter tanto tempo nem lembrava que a cena final é uma cena do primeiro epi, muito legal isso.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe