(fdp) 1x05: A Bandeirinha Gostosa

30.9.12

CARACAS. E não é que o Juarez se deu bem?


Em seu quinto episódio diria que (fdp) se recuperou muito bem dos deslizes cometidos durante as partidas anteriores. A introdução da personagem gostosona a série despertou alguns pontos positivos e curiosos, por outro lado ainda é possível enxergar-se um vazio. Falta grave cometida pelo curto tempo do show.

Dona de um par de belíssimas pernas e de uma personalidade forte e decidida, Vitória Müller chegou para explorar outro ponto delicado do mundo do futebol. A recepção de uma figura feminina em um campo  guerreado por homens em torno de uma bola. Convidada a substituir Serjão, suspenso no episódio passado, Vitória chegou atraindo os desejos sexuais de Carvalhosa e ativamente marcando jogo para cima de Juarez.

O novo trio de arbitragem comanda o jogo Villa Roja x Atletico Assunción, em Caracas - Venezuela, pela Copa Libertadores. O clima caliente da cidade caiu perfeito sobre a proposta deste episódio. Confesso que particulamente me identifico melhor com os jogos de fora o que facilita minha curiosidade nestes episódios de (fdp). Em especial, o pecado desta vez foi tão rapidamente usar a trama em questão diretamente ao clichê.


O que estamos acostumados a ouvir pela boca principalmente dos homens é a incapacidade feminina de lidar com o trabalho até então titulado masculino. O que a trama poderia ter feito de inteligente era aproveitar Vitória como exemplo e troféu deste universo popular, o que não aconteceu. A bandeirinha comete um erro durante o jogo saciando principalmente o ego de Serjão, figura bruta e preconceituosa quando se trata da união de uma mulher com seu mundo esportivo.
    E pra onde você vai?
    Caracas.
    Mas por que tão longe?
    Eu não tô indo embora mãe, vou só apitar um jogo na Venezuela.
    Ah… Então eva um casaquinho!

O lado familiar da história foi do certo ao óbvio ainda sem apresentar quaisquer avanços. Claro que Manu iria ceder em algum ponto uma vez que ela ainda ama seu ex-marido. Mas ceder em especial neste episódio significaria com toda a certeza uma desilusão das grandes. Com Vitória em jogo e um amigo como Serjão de escanteio, Juarez certamente cairia azaradamente em uma cilada do destino.

Como disse o episódio foi superior ao dois últimos apresentados, mas no final não posso computá-lo como grande ao nível dos dois primeiros. A introdução das principais características que percorrem o mundo do futebol em (fdp) acontece no momento certo. O que não vem ocorrendo é uma boa direção, que ao contrário vem jogando com o telespectador apresentando mais do mesmo a cada nova partida.
@cavalcanteartur

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Artur, também acho que a série poderia ter aproveitado a inserção da bandeirinha para levantar a bandeira (tun-dum!) do fim do preconceito da mulher no futebol. Entretanto, entendo que a intenção tenha sido parodiar uma situação que infelizmente aconteceu no passado recente do futebol, com a bandeirinha Ana Paula que anulou dois gols erroneamente na partida Botafogo e Figueirense na semifinal da Copa do Brasil de 2007 e acabou eliminando o time carioca. Se a série quiser, ainda consegue explorar mais a personagem da bandeirinha, uma vez que sua inspiração aproveitou a exposição do erro para posar para Playboy e entrar para A Fazenda nos anos subsequentes.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe