White Collar 4x10: Vested Interest (Mid Season Finale)

26.9.12

Um telefonema pode, sim, mudar tudo.

Simplesmente impossível prever o que vai acontecer nesta serie. Uma das únicas que consegue me surpreender e assustar depois de 4 temporadas. Sem contar os casos semanais que sempre interessam. Posso parecer um marido apaixonado falando de sua esposa, mas estou apenas sendo o mais justo possível na minha avaliação da serie.

O que marcou este episodio que pode vir a ser um divisor de águas em White Collar? Com toda certeza, pode-se afirmar que o conjunto da obra. Depois de um episodio tenso, que deixou um enorme suspense para este Mid Season Finale, voltamos a acompanhar a vida de Peter Burke, um Agente Especial treinado para consertar uma cafeteira, mas que não estava mais conseguindo manter uma relação como a que tinha com Neal (por mais que tentasse). Confesso que Peter tem suas razões. Não sei se eu conseguiria acreditar totalmente em uma pessoa se ela fizesse tudo que Caffrey fez.

Os dois preparavam uma apresentação para outros agentes federais sobre o trabalho de parceria que exercem, escolhendo um caso em especifico para comentar. Ótima sacada dos roteiristas colocar este plot como parte de esse episodio. Criou certa tensão entre os dois, que no final acabou por se revelar boa.
O caso da semana achei bem fraco, comparado a tantos outros os fantásticos que White Collar já nos mostrou, mas acho que uma investigação como esta foi boa para o episodio, pois não tirou o foco, que a todo momento era de Sam, e do que ele tinha feito com a relação de Peter e Neal.

A resolução do caso designado a White Collar Division foi bem tranquila, pois as tecnologias disponíveis utilizadas ajudaram rapidamente a identificar o suspeito. O que faltava era o flagrante, mas a surpresa de que na verdade os suspeitos queriam sequestrar o Dr. Drugov quase pôs tudo a perder. Neal e Peter tiveram que se desdobrar, mas fizeram o que são bons juntos: prenderam o criminoso.

Claro que foi fundamental para a trama o trabalho em equipe. Fez os dois perceberem que eles, sim, confiam um no outro. Mesmo com Peter sempre entrando na vida de Caffrey, descobrindo coisas como o fato do verdadeiro Sam estar morto a 3 anos, os dois se completam. São mais que parceiros, são amigos.

Voltando ao arco da temporada, “Sam” foi encontrado e espancado por um homem, dando a oportunidade para Neal recolher o sangue dele e pedir um exame de DNA a Peter. Neste ponto White Collar se diferencia de outras produções. Algumas explorariam o caminho mais fácil, afirmando que a pessoa era um dos bandidos, mas felizmente White Collar nunca nos decepciona. Ao nos dar a informação de que aquele senhor é o pai de Neal os roteiristas nos deixam a um passo de saber toda a história do injustiçado policial que foi dado como corrupto e consequentemente de sabermos os nomes dos figurões atrás de toda essa conspiração.

A serie para agora sem data para voltar, mas como sempre deixando-nos com algum suspense para agarrar. Mal posso esperar pelo próximo episódio!

@alvarobpjr

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Ótimo comentário do episódio! O chato disso tudo é colocarem uma cena final tão boa justo na mid season finale! Fiquei louco para ver a continuação, e vou ter que esperar até ano que vem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! A cena realmente foi fantástica! Eu comecei a rir depois do susto que eu tomei com a fala do Neal hahahaha mal posso esperar pela continuação!

    ResponderExcluir
  3. A parte mais chata dessa temporada é a trama do Sam, por mim ficavam sempre nos fillers! Ótima review!

    ResponderExcluir
  4. Sou bem suspeito pra falar, porque adoro os casos de crimes de colarinho branco, e principalmente quando eles são resolvidos pelo Peter e Neal com a ajuda do Mozzie, mas não sei se daria certo uma temporada sem um arco principal. Uma coisa é certa: este arco não se compara a perfeição que foram os da primeira, segunda e o começo da terceira (com a história do tesouro escondido).

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe