Merlin 5x07: A Lesson in Vengeance

20.11.12



Sempre o último a saber.

Em “Brumas de Avalon”, livro escrito por Marion Zimmer Bradley, as personagens Morgana e Guinevere representam lados totalmente opostos no governo de Arthur. Com personalidades distintas e pontos de vista singulares, o embate entre as duas é tão importante quanto a lenda de Arthur. Aliás, para quem ainda não leu, fica a dica mais que garantida de uma obra literária maravilhosa. Quando os roteiristas de Merlin se propuseram, então, a unir essas duas personagens para um motivo comum no último episódio, eu fiquei bastante curioso para ver o desfecho que isso teria. E o resultado até agora não cumpriu expectativas.

A Lesson in Vengeance” começa já mostrando que Guinevere não sofreu apenas uma “lavagem cerebral” de Morgana, mas virou uma máquina que tem como único propósito exterminar Arthur. E como não existe personagem mais alheio do que está acontecendo ao seu redor do que Arthur Pendragon, é óbvio que a última pessoa em quem ele vai desconfiar alguma coisa é em sua esposa, mesmo com seus hábitos noturnos nada discretos. Sendo assim, Merlin acaba entregando um episódio nada além do seu normal. É aquele plot básico do: ameaça a Arthur/Camelot > vilão consegue e manter impune até o último momento > Merlin surge com uma solução mágica > tudo volta ao normal. O único diferencial aqui é que, no término do episódio, o verdadeiro culpado por espalhar o caos não é “descoberto”, já que os únicos a suspeitarem das ações de Guinevere até agora são Merlin e Gaius.

Esperava muito mais do episódio, e quando vieram com a história do envenenamento, incriminando Merlin pela 3523532ª vez e a vida de Arthur por um fio eu fiquei muito frustrado. Só torço para que, nos próximos episódios, arrisquem fazer algo diferente com essa dinâmica nova da dark Guinevere.

Mas ainda que esteja insatisfeito com a qualidade do roteiro, se tem uma coisa que Merlin vem entregando em 100% é o nível de atuação de seu cast. Com destaque, desta vez, para Angel Coulby, que conseguiu fazer uma “vilã” bem mais canastrona que a Morgana de Katie McGrath, com todas as suas reviradas de olhos e expressões de prazer e realização. Outro que merece ser mencionado é Colin Morgan, que rouba a cena ao interpretar a versão mais velha de Merlin.

Semana que vem te muito mais aventura e confusão, graças à dark Guinevere. Será que o Arthur vai deixar de fazer o papel de “corno” na história?

P.S.: Teve participação especial no episódio. Foi do ator John Bradley, que faz o Samwell Tarly em Game of Thrones. E, pelo mostrado em Merlin, parece que o menino é um daqueles casos de atores que nasceram para fazer um tipo de papel, não?

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe