Person Of Interest 2x07: Critical

23.11.12



Mais e mais inimigos.


Critical pode ser descrito como um episódio em ritmo acelerado. Do seu rapidamente resolvido caso inicial, mostrando um personagem que já havíamos conhecido, até o fim com a introdução de um novo inimigo para Reese e Finch, as tramas apresentadas foram desenvolvidas com agilidade e se encaixaram perfeitamente.

Trazer novamente Leon foi um recurso eficiente utilizado pelos roteiristas, permitindo que alterassem a dinâmica do episódio, tornando possível que Finch ficasse fora da base criando assim uma investigação paralela sobre quem era o informante escondido no hospital. O surgimento do personagem jamais parece absurdo já que ele já havia sido apresentado no inicio da temporada. Entretanto, é bastante conveniente que Leon, além de possuir vasto conhecimento do mercado financeiro e ter amigos em lugares estratégicos, também seja um habilidoso hacker. Finch sai da base, mas em seu lugar os roteiristas deixam uma versão um pouco mais debochada dele apenas para garantir que nada de errado.

E esse é um problema recorrente: Reese e Finch não falham. As vezes eles devem fazer escolhas difíceis, entre duas alternativas impossíveis, mas jamais os vemos falhar ao proteger alguém. Ao ver a eficiência da equipe de Alistair e do próprio — a apresentação dele funciona muito bem para mostrar que ele é um homem seguro: ele faz abertamente sua ameaça a médica, sem jamais apresentar qualquer preocupação, lhe contando inclusive seu nome, e nunca parece se sentir ameaçado por Reese — pensei que esse poderia ser o episódio em que eles falhariam mas, mesmo diante de toda competência do inimigo, os protagonistas conseguiram superar as dificuldades. Não há muito propósito em alterar o meio se o final invariavelmente será o mesmo.

Carter também teve seu destaque nesse episódio. Em poucas cenas tivemos paralelamente ao caso da semana — sem prejudicar a história da Dr. Madeleine e sua esposa, mostrando que quando há um pouquinho de esforço um episódio pode ao mesmo tempo mostrar um arco maior e o caso da semana numa estrutura equilibrada — o desenvolvimento do mistério que envolve o agente Snow, que pode trazer desdobramentos interessantes para a relação da detetive com Reese, agora que ela esta cada vez mais intrigada com o passado dele.

A contagem dos inimigos de Reese e Finch parece ter aumentado com esse episódio. Numa série que é muito mais procedural que continua, há de se pensar: seria tamanha quantidade de inimigos recorrentes algo bom? Não correm eles o risco de caírem no esquecimento por múltiplos episódios?

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe