Merlin 5x11: The Drawing of the Dark

18.12.12


E tudo que ele fez... ele fez por amor.

Prestes a encerrar sua quinta e última temporada, Merlin entrega um ótimo episódio focado em Mordred, figura que representa a queda de Arthur, e consequentemente, a maior ameça ao jovem feiticeiro. Desde sua primeira aparição, no oitavo episódio da primeira temporada, Mordred ameaçava. O próprio nome do episódio sugeria isso: “The Beginning of the End”. Mas o tempo foi passando e o personagem ia se distanciando cada vez mais da figura vingativa. Pelo contrário, o rapaz ganhou a confiança de Arthur, se tornou um de seus fieis cavaleiros e salvou a vida do rei várias vezes. E embora não agradasse nem um pouco Merlin, o garoto se manteve por muito tempo em Camelot e conquistou todos por lá. Mas sempre tem uma pedra no meio do caminho, e no caminho de Mordred, a pedra se chamava Kara.

A garota druida, paixão de Mordred, sofre um ferimento enquanto fugia dos cavaleiros de Camelot. Preocupado com o estado da jovem, Mordred vai socorrê-las às escondidas. O que ele não esperava era que Arthur e Merlin acabassem encontrando seus rastros na floresta, e consequentemente, Kara. Sentenciada à morte por enforcamento devido aos seus atos de traição, a garota druida não se curva em momento algum, e aceita seu destino, não sem antes soltar alguns impropérios ao atual rei. Isso deixa Mordred sem recursos, já que, mesmo tentando convencer Arthur de que a garota é sua amiga e que ele é o grande amor de sua vida, Kara não aceita a proposta de Arthur de se arrepender de seus atos criminosos e acaba cavando sua própria sepultura.

Desesperado, Mordred foge com a garota e acaba caindo em uma emboscada. O bacana nesse ponto do episódio é que todos os personagens estão envolvidos direta ou indiretamente nos acontecimentos que concretizam o que foi mostrado na profecia em “Arthur’s Bane”. Desde Merlin, passando por Arthur até chegar em Mordred, ninguém está com o nome completamente limpo na história. Isso é muito bom para a série porque, além de não deixar o confronto final naquela coisa típica e maniqueísta de bem contra o mal, abre espaço para a defesa de cada personagem. Arthur fez o que fez para cumprir suas leis - ainda que tenha se mostrado como um rei benevolente oferecendo perdão à Kara em troca de seu arrependimento - e Merlin por trair a confiança de Mordred. O próprio rapaz druida não parece ser uma pessoa maligna agora, mas sim um homem em busca de vingança pelo homem que matou seu grande amor.

Semana que vem acompanharemos o desfecho final no episódio duplo “The Diamond of the Day”. E o preview ao fim do episódio já mostrou que a aliança de Mordred com Morgana vai abalar totalmente as estruturas de Camelot. Quais são as apostas de vocês para a series finale de Merlin? Quem vive? Quem morre? Quem vai falar pela última vez “MERLIN!”?

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe