Grey’s Anatomy 9x14: The Face of Change

9.2.13



Se as transformações são difícies no Seattle Grace, elas vem fazendo muito bem para a série.


Mesmo com todas as críticas, temos que bater palmas para a competência de Shonda Rhimes em manter Grey’s Anatomy com a qualidade de sempre. Assim como os personagens, nós temos aversão a mudanças e ficamos sempre relutantes ao encará-las. É inegável dizer que a queda do avião foi um dos momentos mais desastrosos e polêmicos até aqui, mas acabou mudando o curso da série e dando um folego necessário para quem já está em sua nona temporada. Por um lado sofremos com a despedida de Lexie e Mark, porém é hora de avaliar o quanto os novos personagens conseguiram substituí-los à altura, dando aquele ar de novidade para a história. Mesmo reciclando alguns plots e não fugindo muito da obviedade, Greys vem evoluindo muito bem e, apesar de todos os anos no currículo, está longe de estar desgastada como Dexter, How I Met Your Mother, House (antes do cancelamento) ou qualquer outra série que vem fazendo hora extra na TV.

“The Face of Change” vem para coroar este ótimo momento da série, nos deixando ansiosos pelo desfecho de uma cirurgia como nas primeiras temporadas e apreciando ainda mais toda a equipe. O grande mérito do episódio foi conseguir manter tudo redondinho, abordando o tema transformações em todas as suas tramas, que pareceram ser uma só, dada a competência do roteiro. A narração de Karev foi ótima, nos fazendo lembrar que a série quase sempre acerta ao fazer episódios especiais ou diferenciados. Karev é o personagem mais do que indicado para falar sobre mudanças, visto que o bad boy do começo se tornou um médico tão bom e uma pessoa tão melhor que agora é considerado a ser o rosto do hospital. A transformação de sua relação com Jo também vem sendo feita da melhor forma, gradativamente o cara vai se apaixonando pela mulher que parece tanto com o seu último grande amor.

As mudanças chegaram até em April, que conseguiu crescer e nos mostrar que consegue ser uma muher forte, destemida e determinada em alguns momentos. A relação com o para-médico vem sendo legal até aqui, já que a moça conseguiu deixar a neura de lado e até agora nem constrangiu o rapaz como fazia com Avery. Por falar nele, é muito legal perceber o quanto ele evoluiu na série. Para isto, basta lembrar que o médico chegou ao Seattle Grace como mero coadjuvante e poderia até ter morrido no tiroteio sem que nenhum de nós reclamaríamos do ocorrido. Aos poucos o cara conseguiu o seu espaço e, nesta temporada, vem substituindo Mark muito bem, porém com suas próprias características.

Um dos pontos altos do episódio foi ver Richard e Callie como Sr. E Sra. Plantain. Levando todo o mérito pelo aspecto cômico do episódio, a dupla conseguiu nos divertir muito e ainda construir todo o panorama necessário para que Callie (a nossa diva) tomasse a inevitável decisão, fazer a tal vaquinha e comprar o hospital. Este plot é tão óbvio que desde o começo venho falando que este seria o caminho traçado por Shonda, mas temos que tomar cuidado e não confundir (destino com coincidência, não brincadeira) coerência com obviedade. Seria muito esquisito acompanhar Callie, Arizona, Meredith, Derek e Cristina como milionários e com a atual situação do hospital é completamente natural que eles tomassem o controle. Grey’s Anatomy já construiu muito bem a paixão pela medicina de cada um dos personagens, dando assim a motivação necessária para que eles investissem na compra.

É muito bom ver uma série tão boa conseguir se transformar tanto, fazendo seus personagens crescerem episódio após episódio, sempre de maneira coerente. Só fico na dúvida de qual será o futuro da trama após a compra do hospital e fico com um pouco de medo de termos mais um desastre pela frente. Se bem que a gravidez de Meredith, a reconstrução da família de Cristina e Owen e o relacionamento de Karev e Jo devem dar muito pano para manga.

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Eu gostei principalmente pq é uma maneira coerente de manter todos no hospital, era q todo fã de greys se perguntava no final da temporada passada antes do acidente né!

    ResponderExcluir
  2. Só eu morri de dar risada da Interna (que eu até hoje não sei o nome) dando uma de X-Men tentando atravessar a porta do pronto socorro?

    ResponderExcluir
  3. "Por um lado sofremos com a despedida de Lexie e Mark, porém é hora de avaliar o quanto os novos personagens conseguiram substituí-los à altura"


    O QUÊ? Qual novo personagem está substituindo à altura de Mark e principalmente de Lexie?

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe