Community 4x04: "Alternative History of the German Invasion"

3.3.13


Sou muito otimista ao dizer que chegaram mais perto do ponto nesse episódio?

Vou assumir, nessa review, que tenho um fraco por séries que não se esquecem de quem são, e o que aconteceu nas temporadas anteriores. Community marca um belo de um gol usando esse recurso.
São muitas coisas pra comentar nesse episódio, então vou seguir a linha da história pra ficar mais fácil:
O episódio começa reapresentando os alemães chatos. Essa é uma das referências às temporadas passadas. Mais especificamente, no 3x09, dois deles eram os alemães do Totó, que foram humilhados por Jeff e Shirley.

Aí é que entra o tema do episódio: Quantas pessoas já pararam pra refletir sobre essa questão de “Como a história seria conhecida se fosse escrita pelos derrotados?”


Essa questão nesse episódio tem uma abordagem ótima sobre a Alemanha nazista no período pós-Primeira Guerra, usando a sala de estudos, tomada pelos caras, como uma alegoria. Curti muito isso.

Depois disso surge O Vilão Maior. Kevin, aparentemente sofredor de changesia (vulgo amdeansia) voltou pra ficar em Greendale. E aí temos o momento dúvida do episódio: O Reitor dá um grito, Abed sente uma perturbação, conta pro grupo e o que a Britta diz?
“Você consumiu laticínios essa manhã?” (Oi? Tô assistindo Two and a Half Men e não fui avisado?) Não vou reproduzir o diálogo todo aqui. Mas ele consiste em 1/5 das falas de um diálogo interessante e os outros 4/5 sendo um de Two and a Half Men.

Daí que vem uma das cenas que é minha maior esperança pra esse episódio: A cena em que eles estão estudando e, lentamente, todas as cadeiras começam a desmoronar. É indescritível o meu desejo de que isso seja uma referência que Eu não tenha sacado. Se você, leitor que manja das referências, sabe de que obra é essa cena, por favor, deixe nos comentários. Vale um beijo mandado na próxima review.

Pra acabar, vou falar logo dos últimos minutos, que dão alegria de ver. Começando pelos flashbacks, mostrando como eles levam as coisas muito além da conta, quando se trata da sala de estudos. Essa parte me deu uma grande alegria e confesso que revi os episódios citados.


Últimas considerações:

A comparação, mais que justa entre o Jeff e o Hitler e o diálogo que reflete toda a história da série:
“Vocês realmente estão querendo dizer que um professor de Greendale prepararia uma grande farsa só pra ensinar uma lição a sete alunos?”
“Uh, sim.” “Claro.” “É uma quarta-feira.”

Então vem a cena bonitinha, mostrando que Greendale é uma grande família etc., e Pelton se aproveitando disso pra mostrar o fituro da temporada reapresentando Chang ao grupo de estudos.

A review ficou enorme mesmo, porque depois de quatro episódios bem fracos, esse episódio mostrou esperança no meu coração. E você? O que achou? Pague meu salário comentando.



Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Com certeza esperança no coração.
    Lembrou bem os velhos tempos de Community. Um grande avanço em comparação aos dois episódios anteriores.
    Tomara que vá subindo de nivel cada vez mais.

    PS: Tbm não entendi se as cadeiras desmoronando era alguma referência.
    PPS: Faltou alguma referência a Laranja Mecânica, afinal, o Malcolm McDowell é o novo professor de história!

    ResponderExcluir
  2. Vamos esperar que alguém que manje de referências nos diga isso.
    Aliás, Estou, sinceramente, esperando que seu nome seja esse mesmo. Vou te mencionar agradecendo pela referência perdida do querido Alex, meu irmãozinho.

    ResponderExcluir
  3. Esperança, sim. Community tem potencial demais e não pode desandar, especialmente se for o último ano da série.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe