True Blood 6x05: F*ck The Pain Away

17.7.13





F*ck The Pain Away foi sem dúvida muito mais agradável do que qualquer um de seus antecessores. Investir mais na melhor trama da temporada e transformar a vazia historia de Sookie em algo tolerável ajudaram bastante.

A trama do governador Burrell , que tem sido consistentemente a melhor parte da temporada, melhorou bastante com a atenção que teve nesse episódio. Tudo nela flui de uma maneira natural, como a inevitável progressão e conclusão de situações que já eram mostradas  desde o inicio da temporada.

Pam se abre completamente para o psicólogo por que esta decepcionada com Eric, que por sua vez se deixou prender apenas para resgatá-la. O relacionamento dos dois tem se tornado cada vez mais complexo e depois de várias brigas, serem colocados naquele complexo de torturas parece o teste final para a relação dos dois.

Colocar a maioria dos vampiros da série no “complexo de pesquisa” do governador foi a melhor idéia da temporada. A natureza opressiva daquele lugar, que torna os antes poderosos vampiros em meros prisioneiros assustados traz uma interessante mudança de perspectiva, onde agora os humanos são vistos como os verdadeiros monstros da historia.

Na outra trama principal da temporada tudo parece melhor também. O absurdo e exagerado ainda estão presentes, afinal são intrínsecos a Billith e Ben, mas o fato de não haver nesse episódio nenhuma revelação bombástica — Ben poderia ser um lobisomem — foi o bastante para afastar dos meus pensamentos os piores aspectos — são muitos — dessa história, tornando tudo mais tolerável.

Sendo o passado de Sookie tão cheio de mistérios, qualquer revelação sobre ele parece normal a essa altura, mesmo que beirem as reviravoltas de uma novela mexicana tamanho o drama e a falta de coerência. Ben não é mais o vampiro malvado esperado, quem queria matar Sookie na verdade eram os pais dela, o que não faz o menor sentido por que se ela tinha uma fada madrinha protetora, por que esta atacou Warlow que tentava proteger a garota mas não impediu os pais dela de tentarem matá-la. O pior de toda essa confusão é que Ben, um personagem com potencial, fica perdido.

Tivesse o vampiro-fada sido apresentado em circunstancias diferentes, com menos personagens e complicações, seria possível apreciar sua trama muito melhor. Infelizmente, perdido em um mar de idéias ruins, Ben se torna apenas a ultima bizarrice vazia numa longa lista absurdos.

É uma pena que tenha sido desenvolvido dessa forma, já que em alguns momentos desse episódio ele demonstra potencial para ser um excelente personagem, agora que podemos ver um pouco mais do conflito interno vivido por ele, que apenas havia sido sugerido no episódio passado.

Ben age de acordo com as duas naturezas que existem nele. Em um momento ele é agressivo com Billith, em outro é capaz de se descontrolar e massacrar seu povo — num flashback desnecessário que nada acrescenta a série uma vez que se limita a mostrar tudo que já foi dito antes, no máximo conseguindo chocar com o figurino digno de Xena — mas em outros revela uma preocupação genuína com Sookie, numa interessante quebra de expectativa que se cria entre a figura monstruosa sugerida e a realidade.

Talvez se os produtores da série tivessem se controlado um pouco na hora de decidir o que seria mostrado nessa temporada, ela poderia ser excelente.

PS: Ainda não consigo ver valor algum na subtrama de Alcide e Sam. Não acrescenta nada as tramas principais e suas aparições são tão curtas que não há desenvolvimento suficiente para que me importe com o que acontece com qualquer um dos dois.

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. Concordo que não há o menor sentido nas subtramas de alcide e sam, mas gostei tanto, mas tanto do que fizeram com o arco principal, voltei até a gostar da sookie, gostei do vampiro-fada e digo mais, torço pra sookie terminar com o warlow...por mais absurdo que essa frase me pareceria há algumas semanas atrás!

    ResponderExcluir
  2. Mauro Ferreira Rebouçasquinta-feira, 18 julho, 2013

    Até o Andy está tendo alguma relevância, e Alcide e Sam não! Pior mesmo só o Terry...

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe