It's Always Sunny in Philadelphia 9x02: Gun Fever Too: Still Hot

13.9.13


A Duper or A Dupee? Quem é você nas Philadelphia's Streets?

Após o grande "evento" de início de temporada da semana passada, IASIP volta mais uma vez para a sua clássica genialidade cotidiana. Sério, eu sempre digo, uma série que respeita a sua história, é uma série que se valoriza, e IASIP é mestre em fazer essas auto-referências. O episódio dessa semana, apenas pelo título já se mostrava genial (eu particularmente, surtei muito quando li), afinal, tinham duas expressões que nos remetiam há "épico": "Gun Fever", já sabíamos que seria uma retomada da storyline do 1x05, que os meninos compraram uma arma para defender o bar; e "Still Hot", afinal, quando a Gangue está "Hot" e todos eles concordam em alguma coisa, os cidadãos da Philadelphia devem temer por suas vidas. E ouvir a sentença “This is good, We’re all hot at the same time, We should do something about it!” era tudo o que precisávamos para encostar a cadeira, e sermos presenteados com mais um incrível episódio da série.

Nesse reboot de "Gun Fever", parece que o buraco era mais embaixo, e a gangue não queria apenas defender o bar, mas sim toda a vizinhança contra o perigo dos "portadores de armas" seja lá quem eles fossem. E nós sabemos como a gangue fica muito engajada quando o assunto é social, ou seja, na "Fever". Porém, esse é o problema de quando algum tópico desses aparece em IASIP, você sempre fica perdido entre o "Isso foi uma crítica política?" ou "Eles estão apenas me trollando?". Esse episódio então, nem se fala, trocou as duplas de lados durante o episódio, para provar não só, que não tomam um partido sobre a questão, mas também que nossos queridos personagens não passam de lunáticos, e são perigosos defendendo qualquer causa.


Tudo começa quando Frank Reynolds (em um dos melhores momentos de Danny DeVito no show) vai à televisão como, "ativista da comunidade", para dar "verdadeiras" estatísticas sobre a segurança local. Sério, a forma que o personagem fala e se expõe é exatamente igual à qualquer "speaker" americano, "liga da família", "ativistas LGBT", "defensores do porte de arma", não importa sobre o que se trata, a retórica é a mesma. Entregue dados (seja lá qual forem), diga que algum direito está sendo tomado deles, que todos correm perigo, encontre algum nome odiado em comum por aquele grupo e fale mal, e pronto, você já tem a atenção e a devoção de todos do núcleo. É muito engraçado quando ele começa a interligar tudo com o aquecimento global... Você pensa assim, são pérolas que só Frank faria. Pior que não, pois a TV americana permite esse tipo de coisa, pois é o que dá ibope. Esse é o grande trunfo de IASIP, os personagens são tão bem marcados, tão "eles", que você não consegue achar nada caricato. É apenas a gangue sendo ela mesma.

No núcleo de Dee e Dennis algumas coisas mudaram, ele que tinha ficado à favor da "Gun Fever" da outra vez, dessa vez foi completamente contra, e enxergou o armamento alheio como uma ameaça para a sua própria segurança. Porém algumas coisas mudaram, nove temporadas depois e alguns erros cometidos no meio do percurso, já não é mais fácil para nenhum deles comprarem uma arma no mercado mainstream. Logo, não foi tão fácil para os irmão provarem o seu "ponto", e nós sabemos como Dennis fica transtornado quando não consegue provar um "ponto". A única coisa que não gostei nos segmentos foram as crises de Dee. No final do primeiro episódio, foi bacana, fez sentido. Só espero que ela não passe o resto da temporada fazendo isso dessa forma. Sei lá, acho que está mais exagerado do que nunca.  


No núcleo de Charlie e Mac, vemos o lado oposto da moeda em que a dupla se prontifica a ser "defensora da sociedade" contra os maus elementos. E quem se lembra do "Gun Fever", e viu como os dois ficaram surtados, sabia que boa coisa não ia sair daí. Mas eles são tão "lixão" que além de fazerem tudo o que fizeram, ainda terminaram o plot reunindo um grupo de crianças para ensiná-las a como se "defenderem". Ruim para eles, pois com criança não se mexe! Eu sempre falo, se você ver uma criança com um objeto pontiagudo na mão, tema pela sua vida. Mais uma coisa bacana, do rol de coisas que só IASIP faz, foi o retorno do diretor, que foi rebaixado, devido ao incidente Charlie e Dee na sua outra escola. Quem eu acho que também já apareceu na série, só não me lembro quando, é o vendedor  lá da feira, alguém se lembra?

O fechamento do episódio não poderia ter sido melhor, com os quatro mudando de ideia, após presenciarem, claro, a pior face da causa em que defendiam (porque será que eles são sempre atraídos pelo submundo, seja lá dentro de que eles estejam inseridos? Risos). E claro, Frank chegando e explicando todo o seu propósito para a gangue. Fiquei um pouco na dúvida sobre isso, afinal de contas, são poucas vezes que vejo a série desmistificando as suas próprias "jogadas", então não saquei se eles estavam subestimando o público, ou ele apenas explicou para Gangue por que eles são "Dupee/Dumies". Ou o questionamento todo não era esse, e eles estavam apenas sendo irônicos? Argh! "Inception"! Até Semana que vem!

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe