The Blacklist 1x06: Gina Zanetakos

1.11.13


Depois do inesperado progresso da última semana, Gina Zanetakos trouxe um enorme anticlímax, desfazendo todo o inevitável confronto entre Tom e Elizabeth, mas no processo criando situações suficientemente boas, tornando tolerável o deslize cometido.

O fim para o qual a estrutura do episódio foi usada é terrível: desconstruir a interessante mudança de rumo proposta em The Courier. Assim o episódio teve de se concentrar muito mais nos seus personagens principais, fazendo uma mescla eficiente entre apresentar um caso da semana e trabalhar o ubíquo clima conspiratório da série.

Apesar de passar quarenta minutos estabelecendo a inocência de Tom, esse sexto episódio deixa mais dúvidas do que certezas e, principalmente, possibilidades interessantes para serem exploradas. Tom, se no começo era o suspeito, surge como o mocinho injustamente acusado ao fim do episódio. Se ele possui algum segredo muito bem escondido - algo que a cena final sugere ser verdade -, ele o guarda muito bem.

Tão bem que qualquer revelação futura sobre ele se torna complicada de conciliar com as atitudes presentes dele. Ele interpreta o papel do professor bonzinho e marido atencioso tão bem, e as provas contra Reddington se acumulam de tal forma que é difícil imaginar como isso tudo pode ser, no futuro, encaixado numa explicação sobre a sua verdadeira identidade.

A essa altura esta claro que não acredito na inocência de Tom e isso não se deve apenas a cena final, mas também a maneira como o episódio se desenrola. Por que Reddington tentaria criar um plano tão mirabolante contra Tom apenas para deixá-lo se desfazer sem o menor esforço para impedir? Ao contrário, ele dava dicas que, caso tudo fosse seu plano, deixariam Elizabeth cada vez mais perto de perceber a verdade.

Tudo é tão bem organizado para apontar para Reddington que chega a ser suspeito, e a incapacidade de Lizzy entender a motivação dele em orquestrar todo esse plano apenas para acabar com casamento dela sugere que realmente é impossível ver uma razão para tudo isso.

A complexidade, as conexões e conspirações introduzidas nesse episódio tem um grande potencial de serem mal resolvidas. São perigosas por deixarem espaço para enormes furos no roteiros, mas por hora o mistério apresentado é instigante.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe