The Blacklist 1x11: The Good Samaritan

21.1.14




Há pouco tempo critiquei The Blacklist pela indecisão sobre como o protagonista era encarado. Vilão, herói, anti-herói ou algo não facilmente associável a uma categoria existente. Em The Good Samaritan pela primeira vez Jon Bokenkamp e os escritores do episódio decidem mostrar Reddington como um homem mais impiedoso e violento quando necessário.

A diferença das ações dele para o que já foi visto no passado é sutil. Se em outros momentos ele usa de violência sem muito planejamento e normalmente visando proteger alguém, criando a imagem de que talvez ele não seja tão mal assim, agora ele age de uma forma premeditada para descobrir quem o traiu. É violência como antes, mas agora em interesse próprio. Claro, seus atos não vem sem o acompanhamento do divertido cinismo tão característico do personagem, que desviam a atenção das suas ações.

A busca dele pelo traidor na organização rendeu boas cenas do lado dele, mas não da parte do FBI. Em vez de inserir o caso do bom samaritano no meio dos problemas já existentes após o ataque de Anslo nos últimos episódios, podia haver uma investigação paralela – a ideia é até sugerida mas logo abandonada – com os dois lados tentando chegar ao mesmo resultado. Não só seria mais dinâmico, urgente, como daria mais valor a eventual descoberta de Reddington, com ele se mostrando novamente mais inteligente que seus aliados.

O caso da semana, o Bom Samaritano, é interessante nas ações do antagonista, na maneira como ele lida com a violência que sofreu, e apenas nisso. A trama é previsível, parecendo estar ali apenas por que aquele é o formato da série e deve ser mantido a todo custo. O serial killer sequer está presente na blacklist, o que faz com que ele pareça ainda mais algo inserido sem muita razão de ser, um elemento que não faria falta. Muito pelo contrário a sua ausência permitiria que a série se concentrasse em situações bem mais importantes nesse momento.

O episódio vale pelo vislumbre de um lado de Reddington que até agora se manteve oculto, e que talvez a série vá aproveitar o potencial de encontrar em seu protagonista uma figura longe do heroico.



Talvez Você Curta

28 comentários

  1. Jesus hein, quando digo que tenho medo de vcs e o rolezinho! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Montar um paredão 2014 o Vidente já rodou assim como o professor, qual será o próximo: Aspone 1 ou Aspone 2? Kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Vlw Su. Dedicação mesmo pelo casal mais fofo da tv. hehehe.
    As vezes a gente dá uma chance para a série em uma grande esperança de um milagre, e o pior é que apenas um milagre para mudar a kra de Almost Human, mas vamos nessa ver no que dar até o fim da temporada.
    bjks.

    ResponderExcluir
  4. Só ouvi esta maravilha hoje e apesar de vs terem falado de mta série ruim, adorei o plot da Sol sambando (pq foi a Sol do BBB que inventou a expressão) na cara de Erika e querendo roubar seu lugar no cast.


    De td que vcs comentaram só gosto (adorei na verdade) True Detective, o que mostra o meu lado PNC em chamas.


    E fiquei completamente indignado quando Camila Barbieri ousou dizer que o Tiago Costa é mais filha da puta do que eu. Logo eu que sou um ótimo amigo à distância.

    ResponderExcluir
  5. Hey Ricardo, tudo bem?

    Assisti Limelight agora há pouco, adorei, mas tenho que ajudar na legenda hoje, então acho que só consigo concretizar a review amanhã.

    Sobre o epi da semana passada, toh contigo e não abro, acho que ficou muito aberto a integridade do "espião ou ex-espião". ENfim.... Não quero ver o pai do Castle devolta na série não, espero que A.M ouça nossas preces!
    Sobre o relacionamento dos dois, porque não usei este argumento para salvar o episódio? Porque não salva. Quero dizer, a evolução e o lado humorado da Kate já foi melhor explorado em outros episódio, e neste tudo ficou muito dramático. Sobre cenas caseiras e tudo mais, em minha opinião, talvez este fosse exatamente o episódio para não se usar isto.
    Quando temos relações e circunstâncias que agradam o publico em qualquer momento, não desgastamos este plot desnecessáriamente. Em Deep Cover o esquema era investir no que a história permitia e possbilitava inovar.
    Enfim... falei demais! Bjks inté amanhã! Risos.

    ResponderExcluir
  6. Venho através deste apenas RECLAMAR QUE SÓ PORQUE EU COMENTEI NO CAST PASSADO FICARAM SEM LER COMENTÁRIOS DE NOVO!!!!111!!!ONZE11!!!

    To cansado desse plot do #bullying comigo #triste T-T

    Além disso, quero apenas comentar o seguinte:

    AMO/SOU Esse plots megalomaníacos e escalafobéticos do S.A.Cast <3 E agora eu finalmente entendi!!! YouLú tá no Canadá como agente infiltrada :D Nem duvido nada que ela esteja é em Hollywood espionando os bastidores das séries para descobrir porque elas estão tão ruins!! #adoro

    Sobre Almost Human: Um pecado terem falado tudo isso da série sem terem visto o 1x08 (que era 1x02). Logo nele que eles fazem referência a tudo que já passou pela série (sexbôs, a missão de campo do feioso do laboratório, a relação do Kennex com a Minka Kelly, o Insyndicate (só eu lembro de Sydication?)... E é graças a esse episódio (e ao fato de ainda estarmos no primeiro terço da temporada e do Wyman ter falado que daqui em diante será serializado) que eu ainda não perdi minha fé na série. OK, não tem comparação com os mistérios que Fringe já tinha a essa altura, nem o envolvimento se compara, mããããsss espero que saia algo bom daí.

    Sobre "Mujeres Asesinas": "Ela manja do instrumento de sopro" Perderam uma ótima oportunidade de fazer piada com blowjob aí, hein? - ou "instrumentro de sopro" se refere ao "instrumento fálico", mesmo? Não perdi meu tempo vendo isso. Aliás, até agora, dessa meia-boca-season, só to interessado em assistir Looking...

    ResponderExcluir
  7. Ah, é! Só mais uma coisa:

    Sol, adorei sua participação sua fofa :3 Mais malemolência e sensualité que Tiago quando estreou! Mas não quero sem saber! u.u Entre você e ET, meu voto vai pra ET continuar na casa do S.A.Cast <3


    Mas não vejo por que não podemos ter Camis, Leo, ET, Sol, You_Lu e Tiago juntos no mesmo S.A.!!

    ResponderExcluir
  8. Dia, tarde e noite a todos do S.A.!

    O que foi essa maré de séries ruins!!! Assistindo a essas tranqueiras, eu só consigo pensar onde esta o FF do player. Se salvarmos 4 das séries que foram comentadas, já é lucro!

    Tenho que falar que vi os 3 episódios de Helix. Sim, sei que não é boa e que provavelmente o fim será decepcionante, mas é um tipo de enredo que sempre me intriga, e, provavelmente irei até o final! Mas tenho que registrar aqui: se no final a resposta para tudo for “uma conspiração alienígena”, ficarei muito bravo! Detesto assistir séries que não são de alienígenas e que me chegam ao final e me falam que foi tudo conspiração alienígena. Esse é um tipo de resposta que sempre me irrita por ser muito cômodo aos roteirista... Juntamente com: “voltei no tempo e resolvi tudo” e “era só um sonho”. Esperarei para ver.

    Agora quanto à participação de Sol... Espetacular! Muito bom como você interagiu com o nosso querido trio, daí, imbuído no espírito karaocast que se aproxima, vou até deixar uma música para você:
    “Baby come back, any kind of fool could see
    There was something in everything about you
    Baby come back, you can blame it all on me
    I was wrong, and I just can't live without you”

    Abraço a todos, e já a espera do próximo Podcast!
    =D

    ResponderExcluir
  9. Hehehe Tenison, muito obrigada. Fico muito feliz que a galera gostou. Mas é lógico que a Érika não pode ir pro paredão comigo né, senão vou ser trucidada, kkkkkkkkkkkkkkk.
    Mas em 2014 o elenco vai ser bem diversificado, além de mim, um trio muito divertido ganhou a oportunidade de participar do S.A.
    Elenco renovado para nova temporada, hehehe. Bjks.

    ResponderExcluir
  10. Hey Diogo vlw. Eu não sabia disso não, que foi a Solange do BBB que criou o "sambando na kra", e o pior é que adoro esta expressão, kkkkkkkkkkkk.
    Mas prometo que nunca irei cantar "We are the world" no Karaokest, hehehe.
    vls bjks.

    ResponderExcluir
  11. Bem, percebi que você odiou mesmo esse episodio... sempre sai um assim a cada dois anos de Castle (rsrs)



    Agora, diferente de você, eu achei importante as cenas do relacionamento, pelo menos para dar continuidade ao enredo, isso não foi visto no episodio anterior, onde o foco era no salvamento dos membros da equipe, pelo menos no caso de como foi tratada a data e de como Beckett está convencendo Castle com tudo aquilo que ela quer... Alisa, fazendo o trabalho direitinho para uma futura espesa... kkkk


    Efim, no episodio 14 as coisa voltaram aos eixos e agora espero a legenda pra entender melhor ainda este episodio.


    Aliás, já andei lendo que está quase certo a renovação da 7ª temporada e que só não aconteceria se os atores não quiserem mais... Pois a audiência está boa e na média e as histórias cada vez melhores e essa não é só minha opinião


    bjs e capricha nas legendas

    ResponderExcluir
  12. https://www.youtube.com/watch?v=9iDpPizI2Kg

    ResponderExcluir
  13. kkkkkk, rindo litros.
    Vlw Diogo :D

    ResponderExcluir
  14. A família SA só cresce!

    ResponderExcluir
  15. Comassim?! Tanta mulher gostoza (ou não) naquela série se esfregando e vc deixa de ver de bobeira?!

    Não, mas sério, a série é MUITO boa Érika *-* Corre ver pra fazer o SAMzim :3

    ResponderExcluir
  16. NÃO GOSTO DE FILMES DE ESPIONAGEM EM ESPECIAL 007 DETESTO TALVEZ, POR ISSO EU NÃO TENHA ODIADO O EPISÓDIO EU POR SINAL GOSTEI MUITO PRINCIPALMENTE POR TEREM FINALMENTE MARCADO A DATA DO CASAMENTO E CASTLE AINDA SER A MELHOR SERIE QUE MISTURA HUMOR E DRAMA, E LEMBRAR SEMPRE QUE CASTLE NÃO É COMÉDIA EU ACHO QUE AS CONCLUSÕES QUE NOSSO RICK TIROU FORAM ÓTIMAS, SOFRIDAS ,MAS NECESSÁRIAS "QUE SEU PAI DEFINITIVAMENTE NÃO FAZ PARTE DE SUA FAMÍLIA" E NOSSA KATE SEMPRE JUNTO. SIMPLESMENTE AMEIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Pois é, né gente, até prometi voltar a ser mais presente nos comentários, mas as séries NÃO DEIXAM. Tudo muito ruim, até minha querida Carriezinha deixei acumular episódios por pura preguiça. E aí cadê motivação pra comentar podcast? Tento compensar falando (MAL) das séries no grupo do Facebook, mas como sei que o salário de vocês vem todo dos nossos comentários aqui, tive que vir aqui dar minha contribuição.
    Tal qual os podcasts da minha época de iniciante no mundo das séries, só vi UMA das que vocês falaram, minha querida Doctor Who, que foi extremamente emocionante, especialmente porque fui só lembrar que era o último episódio do Matt Smith <3 logo depois de baixar. Das outras, não tive interesse por nenhuma, não só porque todas parecem horríveis, mas também porque estou com minha cota de lobos, desgraça e série desgraçada completa com minhas maratonas de Teen Wolf, Grey's e OUAT (me atualizando agora que vão enfiar o plot Wicked).
    Pra me despedir vou enfiar aqui o mimimi de não poder comparecer ao Karaokast novamente :'( dessa vez proibidíssimo de ir para São Paulo e também aproveitar para anunciar que o Post de Novelas está livre do 'rolezinho', agora que o assunto foi banido depois do clamor popular (bjs Erika que liderou a campanha). Aliás, um beijinho no ombro para todos, até pra YouLu, a filha pródiga -q do podcast.

    ResponderExcluir
  18. Após o banho de mitologia no episódio passado eu achava que teríamos mais doses dela aqui, mas foi um filler bem divertido, com direito a criação de 3 hashtags

    #SolangeSundaysFixa
    #YouLuIsComing
    #WhereIsTiagoCosta

    ResponderExcluir
  19. Bacana Ana, você ter enxergado o lado positivo da série. Bem lembrado, Castle não é humor, é um drama policial, mas concordemos que a comédia é o grande diferencial da série. Por isso, fico triste quando ele é ausente.
    Da data marcada e Castle finalmente perder qualquer esperança sobre o pai, o que mais me chama a atenção é que me recordo do episódio onde Alexis o questiona sobre ele não se incomodar em não saber que era o pai e ele diz que o não saber que permitia sonhar muito longe e imaginar que o pai poderia ser um astronauta ou muito mais, e que saber poderia romper a magia...
    É uma pena perceber o quanto ele tinha razão... :(
    Bjks.

    ResponderExcluir
  20. Icaro adorei vou aderir, agora mesmo, bjks.

    ResponderExcluir
  21. Awn! Henrique, até me emocionei! :D
    Gente que fofo que vcs curtiram minha participação, fiquei mega feliz mesmo.
    E 2014 promete, muita chance de novos capítulos, hehehe.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  22. Morto com Solange Sundays, principalmente pq se traduzirmos só Sol vira Sun Sundays :D

    ResponderExcluir
  23. Sol, o ator que faz o 3XK não é o parceiro de Nick em Grimm,são parecidos. Assisto as duas.

    ResponderExcluir
  24. É vdd Valeriana, eu confundi os dois, CANELADA! Muito bem observado.

    O Michael Mosley, estava em Longmire e por isso não podia fazer o 3XK.
    O parceiro do protagonista de Grimm é o Silas Weir Mitchell.

    Vlw
    :D
    Bjks.

    PS: Podia ter um tópico dos Tropeção da semana anterior né, kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  25. Que nada Sol, isso acontece. Eles são muiiiiiiiiiiiiiiito parecidos.


    Sua participação foi excelente. Parabéns.
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Fico feliz que tenham gostado.
    Um abração.
    E volta a comentar la no Castle hein, não te vi na review do 3x13, você comentou? hehehe. Olha a cobrança, kkkk. Bjks.

    ResponderExcluir
  27. Pode deixar, aparecerei.rs

    ResponderExcluir
  28. Olá seus lindos, tudo azul?
    Primeiro, queria dizer q Sun Sundays arrebentou na sua estreia (Te amo Erika)

    Castle: é uma delicia assistir essa lindeza,me apaixonei no piloto, mas não entendo pq Sol falava Beth e não Becket rsrs.

    True Detective: não, por motivos de: causa sono

    Almost Human: só vi os dois primeiros ep mas acho q tem potencial. Espero q o Wyman não nos decepcione.

    Arrow: um dia eu assisto.

    Série da Joelma aka Mordidinha: muito avulsa

    Doctor Who <3<3 : BBC fazendo a gente ficar triste no Natal (se bem q só assisti o ep lá pelo dia 13 de janeiro). Foi emocionante, amarrou as pontas, mas tbm foi mto engraçado no começo,pena q vcs não comentaram o plot da nudez ft. safadeza oculta kkkkkk


    P.S.:vcs fazem eu pegar mtas manias como falar as coisas si-la-ba-das no final daa frases ou dar ênfases no finallllll.
    Brigadeiros de coco em cima do ombro

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe