Shameless 4x05: There's the Rub

13.2.14


Em ensaio de carnaval, passista que se esquece do chão de onde veio, acaba caindo e chorando na avenida.

Foi exatamente esse o "feeling" que tive com Fiona desde que a temporada começou. Quando a personagem começou a se preocupar muito mais com seguro social do que o que acontecia com os próprios irmãos, eu já sabia que ia dar merda! Só de ver o tanto de coisas que Debby e Carl estavam fazendo que ela nem fazia ideia, eu já me perguntava se essa é aquela mesma Fiona da terceira temporada que lutou pela custódia dos irmãos, ou que tanto julgou os pais a vida inteira, pela falta de atenção com os filhos. A verdade é que Fiona se acomodou, e como o roteiro de Shameless não admite isso, se aproveitou da situação para dar uma bela rasteira na personagem e começar os trabalhos de 2014.

"There's the Rub" foi um belo recado para aqueles que se esqueceram de onde vieram, e para lembrar que sempre existe o chão para onde você pode voltar. Quando eu vi Fiona escrotizando o próprio pai, não demonstrando o mínimo de compaixão, e se auto congratulando para as crianças no episódio passado, naquele momento eu já sabia que a personagem tinha se perdido na própria arrogância. Esse é o problema do conforto e da luxúria, que eles sempre vem acompanhados da maldita arrogância, que é simplesmente o sentimento de achar que por nada você irá pagar, que tudo pode fazer e que nada voltará para você, e não haverá consequência de nada. A postura de Fiona em relação ao irmão de Mike no inicio do episódio nada muda, afinal ela nunca esteve arrependida, mas sim dominada pelo sentimento de culpa. Em momento algum ela pensou no namorado, ou nos irmãos, ou no pai, porque a unica coisa que ela via era o próprio umbigo.


Em um episódio com uma carga tão pesada o alívio cômico ficou por conta dos arcos adjacentes. Não é que o negócio do puteiro deu certo mesmo? Só Mickey mesmo para salvar um plot de Kevin e V. Devo confessar que achei tudo muito divertido, desde todo o negócio sendo montado apenas com lubrificante e cloro até o time de Tennis inteiro ganhando uma punheta. Só Shameless mesmo para apresentar o naturalismo da vida como ela é. Quem vem ganhando um grande espaço na série com tudo isso é o próprio Mike, e acho que muito mais coisas estão por vir para o rapaz, afinal, depois de toda essa cagada que aconteceu, ninguém vai ter tempo disponível para resgatar Ian, e essa será uma missão para ele.

Quem também estava "OnFire" no episódio e a muito tempo não recebia tantas falas foi Sheilinha. Sério, quando ela perguntou para as crianças qual era o nome indígena deles, eu quase tive um AVC aqui de tanto rir. Porque tanta cretinice em uma série só? Por falar em cretinice, o plot da tenda do descarrego foi um grande plus no episódio, quando vi Frank puxando assunto lá com o cara, para saber se existia alguma forma de medicina alternativa, eu já estava... "Hell No!" A cena da cabana foi uma das coisas mais cretinas que já vi nessa série, com direito a Frank viajando ao chá de ayahuasca e tudo. Vamos ver o que será da saúde do personagem daqui para frente, já que ele será de grande importância nos próximos episódios.


Outro arco muito interessante do episódio foi o de Lip. O rapaz sempre teve um talento muito maior do que Fiona para cuidar de seus irmãos, e falo cuidar como pessoas e não apenas como provedor financeiro. E assim que chegou, e viu seus irmãos aos cuidados de Sheila... Não sei se foi sexto sentido, ou coisa de irmão mesmo, ele já percebeu que alguma coisa estava errada. Quando começou a conversar com Debby então... Ele começou a perceber todas essas coisas pequenas que temos reparado desde que a temporada começou: as crianças estão vivendo e Fiona não faz ideia do que eles estão fazendo. E quando finalmente acharam Ian, aí sim Lip teve a real noção de que o barco tinha afundado, e a pior parte é que foi de uma forma sorrateira. Nenhum desastre aconteceu e todos vieram ajudar, mas cada um foi nutrindo o seu próprio problema e ninguém reparou o do outro. Quando Lip finalmente teve a oportunidade de notar tudo isso, já era tarde demais.

Infelizmente quem mais sofre com toda a negligência paterna é sempre o filho menor, e no caso de Liam, ele não tinha nem como se defender de toda aquela loucura. Nessa temporada vimos o menino falar suas primeiras palavras e ninguém reparar, começar a andar e Fiona fazer pouco caso... No fim das contas toda a displicência só podia resultar em tragédia. A casa dos Gallaghers que já foi tão calorosa, esse ano só ouvíamos falar o quanto vazia ela sempre estava, eles se tornaram o retrato da família suburbana, com pais trabalhando e sem ter a mínima ideia do que se passava com os filhos. O chato foi que Lip pegou tudo isso fora de contexto, e provavelmente irá julgar Fiona até a morte, como o fez no final do episódio. Porém, a verdade é que muitos fatores levaram a personagem à essa situação de conforto e arrogância, seu emprego estável, o fato de Sheila sempre se oferecer para cuidar das crianças... Só restou uma coisa na mente de Fiona: ela mesma. Quando ela começou a falar que já tinha se acostumado as regalias que o dinheiro à proporcionava, e voltou para o trabalho na cara de pau... Eu já sabia que ela ia se fuder. E não deu outra, do alto de sua arrogância Fiona caiu para o chão de onde saiu, porque não mediu o tamanho do salto que colocou. Ótimo episódio de Shameless.






Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Esse episodio acabou comigo, fiquei querendo assistir o outro episodio desesperadamente .Shameless ta maravilhosa como sempre. Fiona se lascou,,,

    ResponderExcluir
  2. Como amo essa série, esse episódio foi mt bom e com uma grande carga emocional, acabou comigo!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa cara, nem sei quantos blogs sobre séries eu já procurei no google para achar alguma review sobre shameless! Show de bola! Concordo plenamente sobre tudo o que vc escreveu, Fiona é a cópia do Frank! Tá favoritado irmão!

    ResponderExcluir
  4. Shameless tá simplesmente fantástica. Acho que Fiona tava simplesmente se deixando levar demais e agora vai dar uma boa acordada pra vida. Ela sempre foi muito responsável e desistiu de tudo pra cuidar da família, então merece um desconto por mais que tenha cagado feio.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe