Coletiva de Imprensa com Mark Gatiss

16.3.14


Mark Gatiss, um dos roteiristas de Doctor Who e Produtor executivo e co-criador de Sherlock, esteve ontem (15) em são paulo para uma bem humorada coletiva de imprensa organizada pela BBC Worldwide e a Livraria Cultura. Confira os destaques da coletiva:



A primeira coisa que precisa ser mencionada sobre a coletiva é a simpatia de Gatiss. Durante todos os momentos o ator não tirou o sorriso do rosto e não foram raras as vezes em que respondeu à uma pergunta com um pitadinha de humor.

Aviso que a partir daqui pode conter spoilers de Doctor Who e Sherlock.

Uma das perguntas mais interessantes foi em relação à semelhança entre os personagens Doctor e Sherlock Holmes,devido ao fato dos dois serem Gênios, Excêntricos, e acabarem prejudicando à quem está perto. Foi perguntado á Gatiss se essa semelhança seria uma influência de Sherlock na criação do Doctor ou apenas um esteriótipo que esse tipo de personagem carrega. "Conseguimos ver uma grande quantidade de Sherlock no Doctor de 50 anos atrás, principalmente no primeiro que não era tão apaixonável. Claro que existe algumas semelhanças nos atuais porquê eu e Steven Moffat trabalhamos nos 2 shows. Obviamente eles não são o mesmo personagem, mas há várias razões para ser achar que há semelhanças entre eles, e não é o casaco também, é porque eles são muito distintos, atrativos e excêntricos. Steven costuma falar que o Doctor é basicamente um anjo que quer ser um humano e Sherlock é um Humano que quer ser um anjo." Foi a resposta de Gatiss.

Quando perguntado sobre os rumores da internet de que Moffat pretende sair nessa temporada de Doctor Who e Peter Capaldi pretende ficar apenas uma temporada vivendo o Doctor, Gatiss mostrou todo seu desgosto pelos rumores com essa resposta: "Rumores da internet são incríveis. Sempre fico surpreso e me lembra de Nostradamu, todo ano alguém publicava um livro dele com previsões que não aconteciam. No ano seguinte seguinte publicavam outro e ninguém dizia: "Mas olha, o antigo não aconteceu". Para mim os rumores na internet são iguais, fico impressionado pelo fato de que quando nenhum deles acabam sendo verdade, as pessoas não param de acreditar nele. Por quê Peter iria querer fazer somente um ano de Doctor Who, acho isso muito estranho e pelo que sei Steve pretende continuar por um longo tempo ainda e espero que continue." "Portanto não acredite em tudo que lê, a menos que seja escrito por mim." Acrescentou rindo.

Gatiss também explicou que Sherlock nunca terá mais do que 3 episódios por temporada, já que as gravações são muito demoradas e os atores não tem muito tempo disponível. Nas palavras dele: "Originalmente fizemos um piloto de 1 hora, para fazer 6 horas por temporada mas a BBC pediu para fazer 9 horas dividido em 3 episódios, pois esse formato já tinha funcionado em Wallander. Atualmente a BCC daria o sinal verde para qualquer mudança, se pedirmos 19 episódios eles diriam sim. Estamos fazendo basicamente 3 filmes por temporada e isso dá muito trabalho, não teríamos tempo para fazer 6 episódios por ano. Nossos atores viraram estrelas internacionais e está cada vez mais difícil conciliar as gravações." Ele também descartou qualquer possibilidade de um Spin-Off de Doctor Who, alegando que também não teria tempo para mais gravações "Vocês querem esses 3 episódios de Sherlock gravados, não é? Não teríamos tempo para um Spin-Off de Doctor Who."

Sobre o processo de escrita dos roteiros, foi perguntado à Gatiss se ele segue uma linha lógica ou se as idéias vão surgindo e depois ele junta tudo. Gatiss respondeu: "O processo de escrita é o que todos que escrevem descrevem como Inferno. Na verdade é bem simples, você encara a página em branco até sua testa sangrar." disse com humor.  "Eu tento fazer numa linha mas eventualmente alguma ideia acaba te distraindo e tudo muda."

Descobrimos nessa coletiva que o episódio favorito de Sherlock de Gatiss é 'A Scandal In Belgravia' (primeiro episódio da segunda temporada). E de Doctor Who, dos que ele escreveu, 'The Crimson Horror' (décimo primeiro episódio da sétima temporada, o centésimo episódio sem contar os mini-episódios).

Por fim, foi perguntando sobre a repercussão do episódio especial de 50 anos de Doctor Who em todo mundo, como foi organizar esse evento especial e se era esperado tanto sucesso."Não sei sobre a organização pois não era minha responsabilidade. Eu fiz  Adventure in Space em Time, essa foi minha contribuição para o especial. Eu acho que Moffat fez um trabalho incrível, é quase impossível agradar a todos e acredito ele conseguiu. Foi uma incrível história, com elementos do passado e tem as referencias dos Doctors antigo,s junto com as sobrancelhas de Capaldi que deixou o mundo em êxtase. No Britsh films, onde eu estava assistindo ao vivo, quando Tom Baker aparece falando, o cara sentado atrás de mim ficou “ohhh”. É fantástico. Foi um sucesso inesperado todos assistindo no cinema, foi o numero 2 nas bilheterias americanas." respondeu Gatiss.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe