Girls 3x12: Two Plane Rides

terça-feira, abril 01, 2014

 

Uma temporada que não mereceu aplausos.

Chegou ao fim a maior e mais cansativa temporada de Girls. Sem conseguir acertar a mão durante uma temporada inteira, Lena Dunham levou uma excelente e reflexiva série a amargar uma temporada cheia de monotonia e mais do mesmo, aonde nenhum arco, além do casal principal, conseguiu vingar. Um misto de nada que não serviu para muita coisa. Esse é o saldo da terceira temporada da série. O que a mesma perdeu em originalidade, ganhou em mediocridade e superficialidade, aonde a estética permaneceu forçada, mas sem nenhum conteúdo que justificasse isso. Depois de três temporadas, temo a esse ponto concordar com a opinião de muitos "haters" por aí. Girls tornou-se uma série pedante, superficial e poser.

Já que a temporada acabou toda girando em torno de Hannah e Adam, nada mais justo que o episódio final dar um desfecho à toda a aura de incerteza que passava sobre eles. Após ter enfrentado uma barra com a namorada no fim da temporada passada, e ter dado todo o apoio que ela precisava, é claro que Adam não poderia contar com a mesma atitude por parte de dela. Hannah insiste em transformar todos os momentos de sua vida, e das pessoas que a cercam, sobre ela. Se ela não for o centro das atenções nunca estará satisfeita. Não que ela não tenha ficado feliz por Adam, ou que deliberadamente quis sabotá-lo, mas apenas porque não se conforma que as atenções estejam voltadas para outra pessoa que não seja ela. Já estamos acostumados com isso.


No inicio da temporada, quando Hannah estava de vento em popa, com as possibilidades de seu crescimento como escritora, ela viu suas esperanças ruírem quando soube que não poderia lançar o seu livro, mas logo após conformou-se. Afinal, vivia com um "fracassado", podia contentar-se com pouco também. A partir do momento em que Adam conseguiu o seu papel na peça, e que viu suas aspirações de carreira tomarem forma, Hannah se viu como o elo mais fraco da relação, e jamais poderia permitir isso. O fato da mãe dela não estar sabendo que ela se candidatou para a pós acho que exatamente deve-se ao fato de que ela se inscreveu de última hora, baseada em todas as suas inseguranças, de acabar se tornando "apenas" a mulher do ator.

Por outro lado, no final do episódio, Adam deixou a entender que está cansado de lidar com esse tipo de comportamento de Hannah. Quando ele finalmente precisa do suporte dela e que ela entenda todas as suas esquisitices (para entrar no personagem), ela deu um jeito de tornar tudo sobre Hannah novamente. E mais! Sem respeito algum pelo trabalho que ele estava prestes à fazer, simplesmente jogou toda a bomba no colo dele minutos antes de entrar no palco. É para ver o nível de sem noção que a personagem é. Hannah simplesmente ignora as necessidades das pessoas a sua volta, e pensou apenas em si própria naquele momento. Não acho que ela esteja errada em crescer profissionalmente, só acho que a forma como ela fez tudo foi cagada, como de praxe. Realmente não sei como ficará o casal depois dessa season finale.


Focando um pouco nos outros personagens, parece que os mesmos andaram em círculos e não saíram do lugar. A começar por Marnie, que já passou de irritação, agora simplesmente já não suportamos mais vê-la em tela. Marnie ganhou três arcos essa temporada e não conseguiu fazer nada com nenhum deles, parece que o texto apenas queria provar incessantemente o quão carente ela é. Mas ok, da segunda vez nós já havíamos entendido, não precisava ficar repetindo isso a temporada toda. A cena em que ela assiste de trás do arbusto, Desi brigar com a namorada, foi a série mais uma vez tentando pintar essa imagem muito feia que a  personagem é na verdade. Momentos assim são muito bons, mas quando ela começa a falar incansavelmente, sobre o quão ela é carente e precisa que as pessoas apreciem ela, eu simplesmente passo a cena.

E para fechar, vamos falar de Shoshanna Shapiro e Jessa Johansson, e de como essas  personagens não renderam absolutamente nada essa temporada. Todo o arco lá de Marnie ter ficado com Ray, serviu apenas para termos aquela ceninha medíocre de Shosh pulando em cima de Marnie, e depois dela pedindo mediocremente para voltar para o ex, que sensatamente disse não. E ela se matou de estudar essa temporada para no fim das contas não se formar? Achei estranho. Jessa teve milhares de pontas soltas durante a temporada, e o seu plot final não foi diferente. A personagem está super sub aproveitada, e muda de história avulsa a cada dois programas. É muito triste ver uma série que um dia foi tão interessante e coesa, se perder desta forma. Fica realmente aqui o meu desejo de que ela melhore o ano que vem. Até lá!

Talvez Você Curta

0 comentários

Fala aí, seuslindos!

Disqus for Seriadores Anônimos

Subscribe