Mad Men 7x02: A Day's Work

27.4.14



A característica definidora de A Day's Work é a falha na comunicação. Com uma trama movida pelos erros e mentiras dos personagens, esse segundo episódio construiu com variados graus de eficiência tramas que dão sequência a ideias introduzidas na estreia.

A mais fraca dessas é a de Peggy. Adicionando à imagem de solidão pintada sobre ela em Time Zones, toda a confusão sobre flores e mensagens crípticas que nunca encontraram seu destino parece arrastada. Pode ser que no futuro isso tenha alguma relevância, mas por agora pareceu apenas um exercício sobre o tédio e a repetição, onde Peggy demonstra seguidas vezes por que há tantos comentários negativos sobre ela no escritório.

Joan e as várias trocas de secretárias seguiram a mesma linha do episódio passado ao novamente abordar o quanto ela é subestimada na agência. Em alguma temporada passada, Joan foi definida como uma “secretária glorificada” e essa continuou sendo sua imagem mesmo após se tornar uma das sócias da empresa. Até depois de conseguir novas contas ela ainda tem de lidar com brigas banais entre chefes e secretárias. Todas as cenas dela nesse episódio funcionam como um meio de relembrar rapidamente o tipo de tratamento que ela recebe antes dela conseguir finalmente algum respeito quando Jim diz que ela deve se mudar para o andar de cima.

Essa decisão de Jim não parece nada altruísta. Longe disso, as aparições dele em A Day's Work o mostram disposto a assumir cada vez mais o controle da agência, mas sem guerras declaradas e sim através do convencimento. Esse aspecto controlador está presente quando ele faz Pete – aquele bom humor do primeiro episódio já foi esquecido – perder o cliente ou quando reconhece o valor de Joan, fazendo dela uma possível aliada ao ser único a tê-la visto como mais que uma secretária.

Don, a ex-esposa coletiva que ainda recebe pensão, se mantém preso as patéticas tentativas de manter as aparências. As cenas que abrem esse episódio demonstram o vazio do seu dia, sendo um tanto depressivas ao ver que ele não só vive em completo ócio, mas ainda se agarra ao fingimento de normalidade colocando terno e gravata apenas para receber uma visita de poucos minutos da secretária. É fascinante que ele seja ao mesmo tempo capaz de admitir suas falhas, mas relutante em deixar que a família perceba esse momento de fragilidade.

Essa ilusão da vida perfeita que ele tenta a todo custo manter só se quebra com a presença da filha. É piegas que ela veja o pai de uma forma um pouco mais positiva apenas por que ele assumiu a verdade, mas, ao mesmo tempo, é coerente com as reações intensas da garota cujos sentimentos quanto ao pai estão sempre variando. Para ele, o fato de ter conseguido apenas conversar com Sally já é um avanço e um pequeno prêmio para a sua tentativa de consertar os seus erros.

Don continua sem saber como consertar seus problemas, mas assumir que eles existem para o mundo talvez seja um começo.

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Solange, que review perfeita! Eu também morri de rir com o episódio e principalmente do Esposito. Como diz a Marcília, a vida real já é tão cheia de drama e tragédia que uma série como Castle areja nossas mentes. Você tem notícias sobre a renovação?
    Bjks, Fátima

    ResponderExcluir
  2. Sol,

    Que saudades!!!

    Depois deste pequeno hiatus, Castle nos aparece com um episodio bem humorado. Concordo com vc com a reviravolta no final, não pelo assassino, mas pelo romance.

    Tivemos momentos bem hilários como você bem descreveu e comparou muito bem com alguns fatos da época (Saturday Night Fever).

    Ahhh Martha, como ela é sensacional, em duas frases ela desconcertou os dois, a primeira que ela esperou os dois terminarem o que estavam fazendo (rsrsrsrs) e depois que os dois só a querem como uma convidada... A cara dos dois foi demais...

    Bem, mudando um pouco de assunto, sua review do episodio anterior estava ótima e esperei essa para postar alguma coisa a mais pois estávamos esperando noticias desses 4 últimos episódios e de alguma novidade sobre a renovação para 7 temporada.

    Coincidentemente hoje estava no twitter e vi duas reportagem de duas reportagem de um certo amigo nosso, Seamus, que deixam algo escapar sobre a continuação do season finale. seguem os links: Seamus - http://www.tvfanatic.com/2014/04/castle-q-and-a-seamus-dever-on-his-70s-soul-a-challenging-finale e http://www.wxyz.com/news/seamus-dever-from-abcs-castle-joins-7-action-news-this-morning

    Bem não quero te passar mais nenhum spoiler, mas estou esperando muito por Veritas e por For Better or For Worse. Mais ainda pela confirmação da 7 temporada.



    Bjkas e não some


    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, acessei o link e também fiquei intrigada com o final. E, pelo Seamus revelou, a próxima temporada está garantida. Você entendeu assim também?

    ResponderExcluir
  4. Solange, parabéns pela ótima review! Muito bons seus comentários a respeito dos fatos da época aos quais o episódio fez referência...


    Realmente, Castle é diferente de outras séries policiais porque, maravilhosamente, a dose de humor dos nossos personagens (principalmente Castle) nos diverte e, ao mesmo tempo, nos aproxima deles, os episódios são divertidos, leves em certo grau e mais humanos. Adorooooo essa combinação em Castle de crime (pesado) X humor (leve)...


    Volto a dizer: as caras de Castle em cada situação são maravilhoooosas (Nathan é incrível!!!). Mas, realmente, a parte mais hilária foi ver Ryan e Esposito entrando "à caráter" e a queda do carro (Ryan, em um primeiro momento, não entendeu o vídeo mostrado por Esposito, mas, no fim, "entrou na onda" e se superou!).


    Tenha uma ótima semana! Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Solange, sim entendi assim mesmo. Achei um outro link que tb dá a entender que teremos a season 7. Alias é um link de review que eles fazem no EUA. segue ele: http://www.usatoday.com/story/happyeverafter/2014/04/29/castle-recap-donna-kauffman-april-2014/8436021/ e http://www.usatoday.com/search/donna%20kauffman/ , não sei se você conhece, mas estou mandando...

    outra coisa, assistiu o epi dessa semana? eu gostei! Espo e Ryan muito engraçados, Lanie como sempre mto bem e Kate bem animada com a madrinha como vimos no sneek peak... Gosto desse jeito dela, pois dá um equilibrio e mostra como ela se jogou na relação com Castle, que diga-se é uma outra pessoa com ela.

    Mas voltando, embora esteja treinando meu ingles, entendi uns 40% e agora espero pelas legendas para confirmar o que entendi, embora Stana e Nathan falem muito depressa... acho esse o caminho pra aprimorar o ingles, o que vc acha?

    bjkas

    Ricardo

    ResponderExcluir
  6. Hey Jana, muito obrigada.
    concordo muito com vc, e esta combinação de crime com humor me empolga muito e sempre vai me cativar.
    Esta semana será de ansiedade aguardando o penúltimo episódio da temporada, que eu fiz a burrada de ver a promo, kkkkkk!
    Bjs. Ótima semana para ti também.

    ResponderExcluir
  7. Hey Ricardo, tudo bem? estava me perguntando por onde vc andava, hehehehe. mas eu andei vacilando e publicando as reviews muito tarde e isto, as vezes, faz com que a pessoa perca um pouco a empolgação de comentar. Bem, eu tenho como grande objetivo não cometer este erro com os dois último epis da temporada, e já respondendo sua pergunta, eu LOUCA aguardando estes episódios. O desta semana ainda não vi, estive em um corre corre pesado e ainda não fiz minha declaração do imposto de renda, espero realizar hoje e depois assistir ao epi, se sobrar folego já posto a review! Vamos ver!
    Sobre a renovação e as reportagens, quem te perguntou ali em cima foi a Fátima, mas eu tbm entendi isto, que nas entrelinhas talvez o elenco já tenha até renovado contrato e a ABC mantém o sigilo até a liberação da sua lista, que tende a ser na próxima semana, por tradição, então vamos aguardar.
    Mas, na minha humilde opinião, acho que nem precisava de pistas nem nada para acreditar em uma renovação para a série, ela está muito bem, apesar das quedas nesta reta final, e provavelmente o canal não tenha nada com potencial quanto Castle é hoje para colocar no horário. Então, é só uma questão de tempo mesmo para ter a confirmação.
    Você viu a promoção lançada? Estou contando com a participação de todos!
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Hey Fátima tudo bem? Espero que sim!
    Então, confirmada mesmo, não há qualquer liberação do canal sobre o assunto. Mas as entrelinhas do elenco, assim como o próprio caminho traçado nesta reta final da temporada me faz acreditar que já houve renovação e confirmação da sétima temporada e de que a ABC só está mantendo a tradição de liberar sua lista de renovações na primeira semana de Maio.
    bjks.

    ResponderExcluir
  9. Fatima,

    mil desculpas pela resposta, me confundi... kkkk

    Mas respondendo diretamente, acredito sim que a season 7 está 99% garantida... principalmente depois dos spoilers de hoje do Nathan e do Seamus... não mostre pra Solange, mas veja estas imagens e depois me diga o que achou..., https://twitter.com/emily_p92/status/461213216551759872



    Nathan diz que tem um gancho muito bom... isso significa que...


    é isso... bjs

    ResponderExcluir
  10. Sol,
    Vi sim a promoção, muito legal. Não tenho muita aptidão para criar votos e espero que muita gente participe. Alias, peça para o pessoal do site anunciar lá


    bjks

    ResponderExcluir
  11. Tenho estado afastada por conta do meu casamento e depois da lua de mel, então deixei acumular os últimos 4 episódios, mas agora já estou de volta! =) logo que vá pondo eu dia venho cá ler as vossas impressões e comentar.

    Que episódio divertido e diferente! Só o Castle e a Martha mesmo para transformarem a delegacia naquela bagunça :D já estava cheia de saudades de Castle, adorei!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe