Person Of Interest 3x20: Death Benefit

22.4.14





Person Of Interest nunca fugiu dos questionamentos éticos criados pela existência da Máquina. As hesitações e dúvidas quanto ao uso dela sempre estiveram presentes desde a sua criação – Greer chega a dizer em certo momento que a Máquina foi “prejudicada pela ética do seu criador” –, logo é excelente que os protagonistas sejam postos em uma situação em que devem matar alguém para impedir a ativação do Samaritano.

Receber um pedido de assassinato da Máquina é o centro desse episódio. Em lugar de dedicar tempo ao dilema criado por esse pedido, Death Benefit gasta grande parte do seu tempo resolvendo o mistério da ameaça ao congressista, lidando com o problema realmente importante apenas nos seus últimos momentos.

Depois da obrigatória obediência a estrutura estabelecida, quando já houve uma investigação e um plot twist, Death Benefit revela seus bons momentos. Toda a discussão a partir do momento que Reese se da conta do que eles devem fazer tem um desespero quase palpável criado principalmente quando Finch percebe que ele estará diretamente envolvido na morte de um número enviado pela Máquina.

A mudança de Finch ao se ver mudando de lado nesse desse tipo de Dilema do Bonde que ele vive há anos, se vendo na posição de se tornar o agente na morte de uma pessoa para salvar milhares, é um processo intensivo de desenvolvimento de personagem. Em poucos minutos vemos condensados anos de questionamentos éticos se transformando em decepção a medida que ele se vê na posição de fazer o oposto do que deseja: salvar vidas.

O debate entre ele, Reese e Shaw explora bem a aversão deles a ideia de cometer aquele assassinato. Se aquela situação é nova para Finch, para os outros, principalmente Reese que já faz isso há mais tempo, ela se torna uma quebra na ilusão de que eles deixaram de ser simples matadores do governo e agora fazem algo para ajudar outras pessoas.


A sobrevivência ou morte de McCourt para aqueles três tem pouca importância. Eles já foram modificados o bastante apenas pela mera sugestão da Máquina. Essa foi uma boa saída encontrada pelo roteiro do episódio para demonstrar o peso daquele pedido e ao mesmo tempo tornar possível a ativação do Samaritano, o que promete um final de temporada cheio de surpresas

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe