Orange Is The New Black 2x01: Thirsty Bird

9.6.14


"Parece mais o pássaro amarelo do Angry Birds."

Depois de uma longa espera, finalmente podemos nos render aos 13 novos episódios de uma série que é realmente boa. Em épocas de vacas magras é sempre um alívio ter de volta aquilo que sabe nos fazer feliz. O ruim desse modelo de maratona é a dificuldade para comentar a série, não falo apenas como crítico, mas até entre amigos. Você não tem o mesmo debate a cada episódio ou plot twist que a produção propõe durante a caminhada e acompanhar a série se torna uma experiência extremamente individual.

E essa experiência recomeça apresentando uma Piper totalmente perdida e sem saber o que está acontecendo. E é nesse momento que nos percebemos perdidos junto com ela. Os primeiros minutos desse episódio nos sugere uma mudança total no cenário da trama e com isso nos privaram de quase todos os coadjuvantes que tanto sentimos falta, mas não nos deixaram sofrer com isso.

Não saber o que está acontecendo com ela é não saber o que está acontecendo com a série. Eu sabia que ela não tinha matado a crente doida, mas o roteiro me fez acreditar na transferência definitiva para uma nova penitenciaria.
Quero destacar a cena do avião, quando vemos Piper narrar sua cena de insanidade e violência. Um plano sequencia bem dirigido e sensível com uma atuação verdadeira e tocante. Ela ficou bem feia chorando, mas quem fica bonito quando se reconhece entregue a loucura? Adorei ver que quando ela chega na nova penitenciaria, ela é obrigada  a pegar mais uma vez o uniforme laranja pra mostra que de a cor de fato, é o novo preto.

O ambiente que a série constrói é tão cheio de possibilidades que as novas coadjuvantes, que não acredito que passem muito desse episódio, conseguem ser muito interessantes. Eu particularmente, pularia todo o plot da barata traficante de cigarro. Não acrescentou em nada. Adoro a astróloga DOIDA que grudou nela, faço coro pra que ela continue na série. Fico imaginando o pânico de acordar e ter alguém em cima de você lambendo sua testa, é simplesmente genial.

Quando a série revela o motivo da transferência e o que Piper teria que fazer pra mim ficou claro o que ia acontecer. A personagem é super confusa em suas decisões. Quando a mina doida fala que o mapa astral dela tá estranho e aparentemente errado é porque menina Piper não sabe nunca qual a coisa certa a fazer e quase sempre ela faz a coisa errada. Ela consegue ser burra, ingênua, egoísta, desleal e ao mesmo tempo não fazer nada disso por maldade. 

Quem acompanhou as notícias viu que a atriz Laura Prepon nem queria voltar pra essa temporada e o jeito que eles encontraram pra ela abandonar logo o barco foi mostrar Alex traindo Piper mais uma vez e agora colocando ela em uma situação que aparentemente é perigosa.

Acho ainda que a situação foi um pouco mal executada. Piper não era peça importante nesse tabuleiro e o que ela disse no tribunal foi super aceitável. Ela era acompanhante da traficante, que não tinha obrigação nenhuma de apresentar o chefão pra ela. Eu entendo que a Alex resolveu falar a verdade, que conhecia o tal do Kubra, mas podia ter dito que nunca apresentou o cara a Piper. Se a série caminha pro lado do perjúrio, vai ser forçado.

E outra, algum advogado ae pode me dizer por quê a Alex vai ser solta? Entendo a justiça diminuir a pena dela, fazer alguns acordos, mas liberdade total por informações de um cara que já está preso? Não chega a ser uma falha, não entendo bulhufas de lei americana (acho que The good wife e suits não me legitimam a nada) mas acho que eles trabalharam pra limar a mina da série e forçaram uma situação que poderia ter soado mais orgânica. 


As possibilidades agora são muitas. Fica no ar a dúvida de como Piper, agora super bolada porque agora descobriu que não sabe de nada inocente, vai se comportar quando voltar. Foi uma volta esperta e ágil que me fez pensar em como fez falta. A série voltou cheia de fôlego e sinto que vou devorar esses episódios, nosso convite é para que você acompanhe essa maratona conosco, vamos revezar para produzir em maior velocidade e com maior qualidade pra você! E ae, o que você achou dessa volta?

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Nossa pensei a mesma coisa em relação ao perjúrio. Totalmente compreensível Piper não conhecer o Kubra

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe