Person Of Interest 4x09: The Devil You Know

quarta-feira, dezembro 17, 2014


Em meio a crescente ameaça do Samaritano, Person Of Interest usou a maior parte do seu tempo do seu ultimo episódio para explorar o passado de Elias. Foi uma escolha interessante, que serve como uma justificativa para deixar um pouco de lado a situação mais urgente criada agora que a identidade de Shaw foi revelada ao mesmo tempo que explora o passado de Elias.

Elias sempre foi um bom personagem preso a uma trama que pareceu sem sentido em vários momentos. Sua disputa com Mini pelo controle do crime em NY se afasta dessa irrelevância em The Devil You Know quando temos a chance de conhecer o passado dele. Evitando a artificialidade, sem diálogos apenas explicativos, o episódio se concentra em unir os problemas atuais de Elias com suas memórias, mantendo a ação majoritariamente dentro do antigo orfanato onde o mafioso viveu junto com seus aliados mais próximos enquanto dicas sobre a significância daquele lugar apareciam em frases pontuais em meio aos tiros e tentativas frustradas de fuga.

A ação dentro do ambiente confinado é bem orquestrada – essa já é a segunda vez que Reese tem de manter Elias vivo em um prédio cheio de inimigos, já que o primeiro encontro dos dois aconteceu sob circunstancias similares –, e ela ganha importância a medida que percebemos a ligação pessoal entre Scarface e Elias. Não é apenas um bandido aleatório que vai morrer, mas o leal amigo do criminoso que devemos acreditar ser uma opção melhor que Mini.

O roteiro de The Devil You Know é eficiente por apresentar várias tramas em uma mesma situação. Sob a máscara de uma mera disputa territorial entre gangues vemos Elias ser definitivamente identificado como um anti-herói. Ele é um mafioso, mas possui um código moral oposto ao caos introduzido Dominic, que surge como um vilão caricato na sua propensão para discursos desnecessários e por não se importar com qualquer um a sua volta desde que atinja seu objetivo. Essa manipulação na percepção do publico sobre Elias pode ser essencial no futuro, para que ele pareça um dos heróis caso Finch precise da ajuda dele na sua luta contra Greer e o Samaritano.

The Devil You Know foi um excelente episódio. Deixou caminhos abertos para o que vem a seguir ao mesmo tempo que tornou mais complexo um dos bons personagens recorrentes da série.

Talvez Você Curta

0 comentários

Fala aí, seuslindos!

Disqus for Seriadores Anônimos

Subscribe