S.A. Top: Cadê a Tia do Café?

5.11.10

Muito se fala na importância da figura dos roteiristas, produtores e/ou do showrunner de uma série. Mas o que muitos não se dão conta é da real importância de uma figura ímpar no mundo do entretenimento, em especial filmes e séries de TV: a Tia do Café.

Calma, eu explico.

A Tia do Café é a entidade que, quando entra na sala dos roteiristas para servir o cafezinho para aqueles que muitas vezes se acham os deuses da TV em sua soberba, faz o vidro quebrar com o seguinte questionamento: “É sério que ninguém acha isso ridículo e que vocês vão mesmo fazer isso?”

Além de desconhecida por grande parte do público, a Tia do Café possui uma incumbência tão injusta que só é lembrada pelos que sabem de sua existência no momento em que falha e deixa passar aqueles momentos sem noção que nem mesmo o Joselito seria capaz de criar.

Eis uma lista com cinco deles:

5. “Heroes” e a bomba nuclear que só causa queimaduras de primeiro grau.


Vamos ser sinceros: “Heroes” sempre foi ruim. Muito ruim. Texto ridículo, premissa chupada das HQs, péssimos atores. E o Mohinder! Mas por que então eu via essa série? Sinceramente? Não sei. Nunca fui fã de quadrinhos e cada vez que o Mohinder aparecia ou abria a maldita boca para fazer a sua narração em off eu queria quebrar a TV. Dito tudo isso, é inegável que durante a sua primeira temporada a série teve uns 3 ou 4 episódios memoráveis. E só. Mas mesmo sabendo e pesando tudo de ruim que a série sempre teve, não deu pra engolir o término da primeira temporada: afinal de contas passamos 22 episódios com a baboseira de “Save the cheerleader, save the world” e a ameaça da explosão de uma bomba nuclear que distruiria Nova York inteira, mas que descobrimos ser responsável apenas por algumas queimaduras no Petrellão – quando este voou para carregar o seu irmão Petrellinho, que havia se convertido na tal bomba ao absorver o poder de um “mutante radioativo de temperamento explosivo”.

Tenho certeza que se estivesse presente quando essa ideia ridícula para o final da primeira temporada foi proposta, a Tia do Café teria dito: “Oi? Uma explosão nuclear que causa apenas algumas queimaduras alguém próximo? Vocês já ouviram falar de Hiroshima e Nagazaki?”

4. “Chuck” e a sua família de espiões


Assisti as três primeiras temporadas de “Chuck” em maratona. E lá pela segunda metade da terceira temporada, a cada novo episódio da série, eu tinha a sensação de estar vendo exatamente a mesma coisa over and over again. Sei que os fãs de “Chuck” gostam de dizer que a terceira temporada foi perfeita. E a primeira parte da temporada é realmente sensacional, mas a segunda metade não chega aos pés desse início. Enfim, essa sensação me acompanhou até o season finale quando, para a minha surpresa (¬¬), nós descobrimos que a mãe do Chuck também era espiã, que por causa da profissão abandonou os filhos e ZzZzZzZzZz...

Consigo até ouvir a Tia do Café gritando indignada (se estivesse presente, claro): “A mãe dele também?”. E agora, mais recentemente, vendo a quarta temporada tenho a sensação de que ela já disse para os roteiristas: “Só falta vocês me dizerem que o bebê da Ellie também é um espião, e está investigando as coisas ainda na barriga da mãe!”

3. Dana Wash: a pobre e indefesa terrorista fria e calculista de “24”


Tenho certeza de que todos que (como eu) sofreram assistindo a insuportável Dana Walsh não conseguem perdoar a Tia do Café por ter se ausentado da sala dos roteiristas no momento em que eles anunciaram Dana como a agente infiltrada na CTU da vez. Depois de meia temporada vendo a pateta sofrer nas mãos do ex-namorado – numa trama tão insuportável que me fez ter saudade do tempo em que Kim Bauer enfrentava pumas – os roteiristas tiveram a cara-de-pau de tentar me convencer que ela era na verdade uma terrorista fria e calculista.

Momentos como esse servem para nos ensinar que nem sempre a Tia do Café pode nos salvar dos absurdos de roteiro, nem sempre ela pode impedir os produtores e roteiristas de acreditarem que podem nos fazer de idiotas. Nem mesmo a Tia do Café é infalível e naquela fatídica reunião em que Dana Walsh deixou de ser uma idiota insuportável, para ser uma terrorista idiota e insuportável, ela não estava lá para perguntar: “Se ela era terrorista desde o princípio, por que simplesmente não matou o ex-namorado na primeira oportunidade?”

2. O Sheldon dizendo 'bazinga!' na piscina de bolas em “The Big Bang Theory


A primeira temporada foi ok. A segunda foi bem boa, mas a terceira temporada de “The Big Bang Theory” estava insuportável. O Sheldon  até que era um personagem engraçado, mas virou um pé no saco de tanto tempo de tela que deram pra ele. O fundo do poço foi ele repetindo “bazinga!” na piscina de bolas com aquelas risadas insuportáveis ao fundo. Estivesse a Tia do Café na sala onde foi feita a mesa de leitura desse episódio, ela certamente não falaria nada, mas espancaria a todos com a bandeja do cafezinho. E gritaria: “Bazinga!” a cada golpe.

1. A caverna de luz de “Lost”


Quem me conhece sabe que eu sou um troll de “Lost”. Desde a segunda temporada – quando a série perdeu o status de instigante, inovadora e bem escrita – até o último episódio deste seriado, dediquei momentos ociosos de minha vida – que admito, são muitos – para trollar as putinhas da série. Perdi as contas das vezes em que irritei os fãs xiitas mostrando o quão absurdas eram as suas teorias e tentativas vãs de explicar as reviravoltas inverossímeis, as milhares de ponta soltas que foram ficando pelo caminho. Diversas vezes eu me peguei gargalhando com a cara-de-pau dos produtores/roteiristas. Mas nada, absolutamente nada, poderia me preparar para o que eu veria no episódio 6x14, “Across The Sea”: a caverna de luz! Tenho certeza que se a Tia do Café estivesse presente na reunião em que essa ideia surgiu, ela se sentiria tão ofendida moralmente que jogaria a bandeja no chão e sairia da sala em sinal de protesto para nunca mais pisar em uma produtora de Hollywood.

Pensando bem, a julgar por essa fall (fail?) season, foi exatamente isso que ela fez.

Esse Top 5 é uma venda casada com o Serie Maníacos. Clique aqui e veja os melhores cinco momentos onde, felizmente, a Tia do Café saiu pra comprar pó.

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Cara concordo com a maioria, Heroes principalmente (ô negócio besta). A 3ª Temporada de The Big Bang Theory, foi quase um desastre total, fiquei rezando 'cade aquele shwo que me matava de rir', mas eu acredito que o que matou a temporada foi o casal Leonard/Penny, me tirou do sério, o que matou foi isso, o espaço que deram ao Sheldon foi o que me impediu de parar de assistir, a cena das bolinhas foi engraçada (muito) mas provou que a série está cada vez mais dependendo de um único personagem.

    ResponderExcluir
  2. Afe mano, estou no terceiro episódio (da 1ª temp de TBBT!), e até hoje não CONSEGUI sair de lá. E falando nisso, a cena das bolinhas do Sheldon virou um comercial ESCROTO na Warner que irritava bagarai... imagine na íntegra?!

    Post muito show... e vida longa à Tia do Café. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe, mto bom o post casado com o do sériemaníacos. E eu sou fã de LOST, mas realmente a tia do café devia ter nos brindado com todo seu bom senso e evitado essa historinha da temporada final, afinal eu ñ passei 6 anos acompanhando a história do Jacob/mãe louca/homem de preto, caverna de luzZzZ, eu ñ me importo com isso, eu queria uma temporada final totalmente focada em quem eu me importo, ou seja: Hurley, Jack, Sawyer, Jin e Sun... bjos

    ResponderExcluir
  4. A Dana Walsh ser terrorista foi a pior e a melhor ideia ao mesmo tempo, pq realmente não fazia sentido mas pelo menos terminou a historia dela e fez o jack torturar e depois matar ela, o que eu queria ver a mto tempo.

    ResponderExcluir
  5. Bom então segundo a sua teoria, a Tia do Café não estava mais lá quando resolveram adicionar ao roteiro de Lost uma rolha gigante que se retirada o mundo acabava.

    A rolha me irrita profundamente até hoje.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente alguém revelou ao mundo essa figura tão importante no cenário televisivo que é a tia do café! Preciso dizer que concordo com quase tudo (porque a terceira temporada de Chuck FOI perfeita, lave sua boca imunda antes de falar que não!) e ressaltar que a bazinguice de Sheldon na piscina foi tão, mas TÃO ruim que foi quandoa série me convenceu que precisava ser largada.

    No caso de Lost, acho que a tia do café estava de licença-maternidade ou algo do tipo, porque foi muito merda feita atrás da outra e em Heroes, eles provavelmente nem tinham contratado a tia do café!

    Excelente top, agora vamos descobrir o que a ausência da tia do café gerou de bom no top da arquiinimiga de minha esposa!

    ResponderExcluir
  7. nada pior do que a caverna de luz do lost... nada

    ResponderExcluir
  8. A crise em Hollywood nao tem fim, e sobrou até para a classe das "tias do café". Dana Walsh foi um péssimo plot para a digníssima 24 horas, mas com ctz a ausência da tia foi mais sentida em Lost. Ilha com luz, ralo e etc. Isso nunca teria acontecido com ela.

    Excelente post

    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Pra mim, Sheldon na piscina de bolinhas foi um dos momentos mais hilários da temporada...

    ResponderExcluir
  10. nada pior do que a caverna de luz do lost... nada

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe