Fotossíntese: Doctor Who 6x08 "Let's Kill Hitler"

4.9.11


Desde que a fotossíntese de "A Good Man Goes To War" saiu, muita coisa mudou no universo de Doctor Who. A nova temporada de Torchwood estreou promissora, mas se revelou uma enorme encheção de linguiça, prometeram a aparição de Rose, Martha e Donna no retorno da temporada e Sarah Jane morreu (vamos abrir a roda, enlarguecer). Com atraso, já que o episódio 6x09 foi exibido ontem, apresentamos agora as incríveis aventuras do Doutor, Rory e Amy na Alemanha nazista, naquela releitura canalha que você só encontra aqui.


Abrimos o episódio nessa linda plantação de milho em Smallville, onde uma chuva de meteoros Amy e Rory brincam de Rally dos Sertões 2011, na esperança de chamar a atenção do Doutor, que os deixou a ver navios desde que saiu em sua busca pela pequena Melody Pond.



Pois bem, Ponds, podem parar com o comportamento passivo-agressivo porque o Doutor é um homem de palavra (exceto quando não é) e volta exatamente com o que ele prometeu!



Previsivelmente, Rory e Amy agem como dois mal-agradecidos e não apreciam a tentativa do Doutor em quebrar o gelo com uma piadinha elegante e inteligente, exigindo que ele os coloque na Tardis e faça um trabalho investigativo sério.




Graças ao tempo perdido na procura da Tardis, nosso trio é exasperadamente abordado por uma misteriosa personagem que se aproxima num conversível, e essa pessoa é...


E não é que os produtores cumpriram pelo menos um retorno prometido das companions antigas? E para a nossa sorte, foi a mais amada das três! Mas o Doutor parece não reconhecer Marthoca, para o desespero dos fãs.




Opa, pelo jeito erramos e Freema Agyeman voltou interpretando outro papel! Muito mistério em cima dessa personagem que, por se chamar Mels, não nos dá nenhuma ideia do que vem pela frente e nos deixa roendo as unhas de ansiedade, nos perguntando que relação essa nova personagem aleatório Mels tem com a história, já que até então a trama estava toda focada em Melody Pond e nenhuma ligação pode ser estabelecida entre ela e Mels.




 

 


Via flashbacks, descobrimos que Mels é uma quenga uma amiga de infância de Amy e Rory, que esteve com eles em todos os momentos, sempre aprontando as maiores confusões na escola e na sociedade, obrigando a melhor amiga a se responsabilizar por ela, enquanto Rory se entretia brincando de cabra-cega durante toda a infância. Além disso, Mels era obcecada pelo Doutor e foi responsável pela junção dos pais de Melody Pond, numa cena tão sutil quanto o fato de Mels se chamar Mels.



Depois de estabelecido que Rory não é gay, podemos chegar finalmente à Alemanha nazista, onde o rapaz não será vítima de Hitler, que ouvi dizer por aí que foi alvo de fúria de muitos fãs que esperavam um episódio inteiro focado nele, no lugar de uma ceninha em que a Tardis o salva de uma morte dolorosa via Telesecta. Francamente, quem se importa com Hitler quando temos em cena toda a atmosfera misteriosa de Mels?



Hitler obviamente também não ficou feliz com o papel de figurante de luxo no episódio e, determinado a tirar a atenção da magnífica Mels, desce a pólvora!




Como Rory tá badass, né minha gente? Não duvido nada que daqui a pouco saia por aí dirigindo motocicletas! Infelizmente pra ele, o #calaboca que deu em Hitler não é o suficiente para salvar a adstringente Mels, que já está pela bola 7 #giriasidosas.


Com muita tristeza, então, assistimos a morte da alucicrazy Mels e nos despedimos de Doctor Who por essa semana, nos vemos sábado que v... Opa, peraí, tem surpresinha guardada pro público!


Bomba na cara de quem não fazia a mínima ideia de que Mels espirraria e se transformaria em Melody Pond, isso é, River Song acredite, essas pessoas existem. Daí que RiverMelodyMels se revela programada para matar e, em uma sucessão de movimentos esperados por ela e pelo Doutor, mostra suas habilidades de ninja.


Nisso, o Doutor também fica pela bola 7e quem disse que potássio não é letal? River foge e Rory e Amy vão atrás dela em grande estilo.


A essa altura, já estamos convencido que o Doutor vai morrer, que Papai Noel não existe e que as companions não vão aparecer nesse episódio coisíssima nenhuma. Aí vem essa trolada magnífica na cara de todo o público.




Quem achou muita audácia da equipe de produção colocar apenas as fotos promocionais de cada companion em formato de holograma, enquanto todos os nerds discutiam incessantemente na internet em que circunstâncias as três voltariam, mas uma audácia deliciosa, põe o dedo aqui! E por falar em dedo, ao conversar com a pequena Amelia Pond em sua máquina de holograma, o Doutor descobre que sua possível salvação está em dedos de peixe e creme de ovos, o que prontamente dá a ele a ideia de fazer cosplay de Charles Chaplin.


Nesse ponto, já estamos relativamente familiarizados com a Telesecta (que não é um título de capitalização do tio Sílvio), um dispositivo robô destinado a punir com requintes de crueldade todos os vilões megaevil que existem por aí... O que definitivamente não corresponde a Hitler, né meu povo? Um cara tão do bem... Enfim, a Telesecta absorveu Amy e Rory e adquiriu a forma da primeira, arrotando muita luz no processo.


Com a Telesecta convenientemente fora de cena (arrotos de luz são muito poderosos), a grande questão agora é quem vai salvar o Doutor de sua morte prematura. O suspense dura questão de 15 segundos, quando River Song gasta todo resto de suas regenerações para desfazer o problema que armou.


E para não fazer só coisas boas pelo Doutor nas últimas cenas, ela também O BEIJA NA BOCA, causando mini-vômitos no público.


Ah, o amor... Resposta para todos os questionamentos da humanidade, já diria Lost. Mas o episódio nos deixa algumas perguntas que nem o amor é capaz de responder, como:

- Quantas regenerações River Song teve entre a garotinha astronauta que matou o Doutor, no começo da temporada?
- Como essa desgraçada está viajando na linha cronológica oposta à do Doutor, se todo dia é o "primeiro contato" dos dois, já que ela convenientemente esquece dele depois do incidente na América?
- Seria o cosplay de Charles Chaplin e o enigma dos "dedos de peixe e creme de ovos" uma referência à festa de casamento de Amy e Rory, no fim da 5ª temporada?
- Por onde anda Madame Kovarian, a Nazaré das galáxias, e seu tapa-olho de pirata?
- É possível aprender a dirigir motos na mesma velocidade de Rory?

E a questão mais importante de todas:

- Se River Song só foi introduzida à mitologia da série na quarta temporada, como Mels participou de toda a terceira como companion do Doutor? 

Emoticons para quem conseguir responder a todas satisfatoriamente:

 

Talvez Você Curta

14 comentários

  1. A resposta a todas as perguntas feitas no fim da Fotossíntese (e a todas as perguntas da humanidade como um todo, na realidade), é obviamente a atemperossanilidade, tão óbvio, gente!
    Mas amei a FS! Mesmo sem nunca ter visto a série, sinto-me um profundo conhecedor do universo do Dotô. Obrigado, Leo, por proporcionar essa delícia (além dos emoticons ultrassalínicos!)

    ResponderExcluir
  2. Daqui a pouco a gente descobre que o Doctor só teve uma companion, pq todas eram regenerações crocantes de Mels e seu paninho de bunda.

    ResponderExcluir
  3. aliás, é trigo!

    ResponderExcluir
  4. É pau, é pedra, é o fim do caminho!

    ResponderExcluir
  5. Faltou a grande trollagem da temporada ( talvez da era Moffat!) : Qual é a pergunta mais antiga do universo?

    ResponderExcluir
  6. Só falta dizerem que apesar de não saberem a pergunta, a resposta é 42.

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que foi mais lindo: a sutileza de Doctor Who com a aparição de Mels ou a super aparição das antigas companions do Doctor.

    Até curti o episódio mas curti ainda mais a fotossíntese.

    Enfim...se eu aprendi algo com Lost é que não importa as perguntas no fim todo mundo se encontra no céu com muita luz.

    PS: Ri muito da piada da Sarah Jane (vamos abrir a roda...enlarguecer)

    ResponderExcluir
  8. A pergunta é:

    Quem comeu o Biscoito?!


    Dizem por ai que foi o próprio Leo Oliveira D:

    ResponderExcluir
  9. O melhor dessa aparição das companions é que tinha gente louca na net se perguntando: como a Rose vai sair do universo paralelo? Como ela vai reagir ao saber que a Martha tá com o Mickey? E a Donna, vai ter um colapso ao lembrar do Doutor? Aí vem aquela cena MARAVILHOSA dando um tapa na cara de todos.

    Será que encontram a Sarah Jane no céu também?

    ResponderExcluir
  10. NUSSS!! Eu também :D Até acabei de comprar o Guia do Mochileiro das Galáxias.

    ResponderExcluir
  11. Se a profissão mais antiga do mundo e Secret Diary of A Call Girl, deve ser "Quanto é o programa?" #BOOM #RoseApareceEmHologramaNaHORA

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe