Boardwalk Empire 2x12: To the Lost (Season Finale)

14.12.11


Esquecer e Perdoar???

Primeiramente, quero me desculpar pela demora, o problema é que estava com problema aqui na net, mais já está tudo restaurado, sem mais delongas, aí está a season finale.

O final da temporada de Boardwalk solicitou um brinde “To the Lost”, devidas às mortes ao longo das ultimas 12 semanas, mais poucos tão comoventes (e surpreendentes) como as recentes mortes de Angie e Jimmy. Um final trágico e magnifico para uma temporada que superou todas as expectativas, a série se tornou a cada semana que passava mais obscura e sombria trazendo o que de pior nos personagens.

Infelizmente, este episódio não foi a melhor representação do drama como um todo, como eu já esperava devido o excelente episódio apresentado na semana anterior. Na maior parte, não houve surpresas. Sim, a morte de Jimmy foi chocante, mas não foi inesperada... nem mesmo para Jimmy.

Jimmy passou a maior parte deste episódio dizendo adeus. Fazendo as pazes com Chalky​​, e mesmo assim Richard disse-lhe que não será tão fácil consertar o seu relacionamento com Nucky. Jimmy sabia disso, e nós também sabíamos. Mas isso não fez Jimmy parar de tentar fazer sua figura paterna feliz novamente. Matar Neery não foi tanto para sua autopreservação, porque Jimmy sempre soube o que aconteceria se o seu plano para tomar a cidade falhasse. Suas ações eram mais de um pedido de desculpas, uma forma de mostrar que estava arrependido por escolher o pai errado.

Jimmy finalmente expôs a sua confusão interna às pessoas que mais importava para ele. Ele admitiu ter dúvidas sobre o Comodoro e como a sua alegria só veio de um momento de orgulho paterno. Jimmy passou algum com seu filho e deixou Tommy com um pouco de lembrança dele. Ele tentou fazer com que Richard entendesse que a guerra havia acabado e que ele devia seguir em frente. Em suas palavras finais para Nucky, Jimmy admitiu que sua vida havia terminado durante a guerra:

“Eu morri na trincheira, anos atrás. Eu pensei que você sabia disso.” – disse Jimmy.

Mas eu acho que parte de Jimmy morreu muito antes... como quando sua mãe o seduziu transando com ele, o abandonando cheio de vergonha de si. Deveria ter sido Gillian, mas talvez ela entenda o papel que ela desempenhou na morte de seu filho. Foi um final triste e violento para Jimmy, e mesmo que nós esperássemos, eu não pude deixar de desejar que Nucky resolvesse perdoá-lo, mais infelizmente não foi assim.

O personagem de Jimmy trouxe uma profundidade emocional à série que não pode ser facilmente substituída. O drama da família que ele passou na sua mente e na vida real acrescentou demais para a trama. Não apenas eram suas histórias intrigantes de assistir, ele era um personagem tão imperfeito e complexo. Do ponto de vista de fã, eu odeio a decisão de matar Jimmy. No entanto, no contexto da história, ele não teria feito sentido para Nucky perdoar Jimmy.



A morte de Jimmy não era a única parte do episódio que parecia previsível. A desintegração rápida do caso contra Nucky também foi um resultado esperado. Eu gostei da justaposição de Randolph praticando seu discurso de abertura intercalada com cenas do seu caso caindo aos pedaços. Este julgamento foi pairava sobre a cabeça Nucky durante toda a temporada e foi resolvido muito rapidamente.

Iniciando-se com Margaret que parece que finalmente vendeu sua alma ao diabo com roupa de cordeirinho, transformando-se na dona de casa perfeita após confessar seus pecados (será que ela confessou tudo mesmo?).

Sabendo que Margaret tinha seu futuro nas mãos, ele a manipulou através de seu ponto mais fraco: seus filhos. Apesar disso, ela sabe muito bem dos planos de Nucky e não acredito naquela atitude “boa esposa” de Margaret. Ela queria acreditar nele. Eu queria acreditar nele. Mas todos sentiram um pouco ensaiado e bem-cronometrado. Quando Nucky aborda Margaret para que ela se case com ele, inicialmente achei que ele estava sim falando sinceramente, porém lembrem-se da frase final dele para Jimmy:

“Eu não estou procurando perdão!”

Tenho certeza que Nucky ama muito sua família, mas ele sempre se colocou em primeiro lugar e seu dinheiro em segundo. Isto se tornou bastante claro para Margaret e ela promulga sua vingança própria. Eu não posso esperar para ver os resultados de sua decisão de passar os bens dele para a igreja na próxima temporada.

Tornou-se claro que Margaret gosta muito menos de Nucky agora do que ela alguns episódios atrás. E eu realmente me sinto da mesma maneira. Sua decisão de matar de Jimmy definitivamente se encaixar com tudo do que sabemos sobre seu personagem.

Como vocês se sentem sobre Nucky agora?

E o que vai acontecer com o "Muellers"(aka Van Alden e Nanny) no próximo ano?

E que venha a Season 3!

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. This is not a Story about forgiveness...

    Unidos do Calçadão, sambou, rodopiou, pisoteou na nossa cara nessa temporada inteira... O que a primeira temporada teve de estável e madura essa teve de sensacionalista e apelativa...

    Todas essas mortes como você citou... parece-me mais uma tentativa de atrair audiência para a série, não que não goste de twist mas Boardwalk Empire abusou da consideração, parece que a temporada passada toda apresentando os personagens com sutileza e rpofundidade não valeram de nada, perdemos completamente o chão nessa temporada e cada hora todos trocavam de personalidade... E nesse último capítulo isso se comprovou com Nucky... Um samba do crioulo doido.

    Parece que o único que teve seus atos justificados, e suas ações explicadas foi Jimmy, como você disse êxpos suas confusões, não sei se pelo fato de que iria sair da história, mas foi bom ver o personagem se encontrando e fazendo suas últimas ações corretivas antes de sua esperada morte, acredito que no fim das contas ele realmente estava tranquilo com sigo.

    Entendo muito que o meio faz as pessoas e que esse é todo o ponto que a série quer passar, mas parece que é tudo muito rápido, e os personagens ficam andando em círculos e na realidade não mudam nada só tem lapsos de insanidade... O Nuck... Passam uma temporada inteira fazendo-o de vítima, para nos 45 minutos do 2º tempo fazer um episódio todo centrado no seu calculismo... é como se o episódio exala-se o novo Nuck após a traição... Se bem que desde o tiro que percebemos essa mudança de comportamento dele.

    Concordo em nº e grau com você Jefferson quando diz que a vingança da Mrs. Thompson será maligna, se tem uma pessoa q é maquiavélica nessa história é ela.

    Jah Van Alden coitado, mais perdido que Jimmy na temporada, um roteiro péssimo a temporada toda, um desperdício de um ator tão talentoso como Michael Shanon... Realmente é lastimável, essa temporada desmoronou tudo que a primeira construiu, parece que com o fim do curto reinado de Jimmy (e uma temporada só pra ele) e impressão que fica é que começaremos do zero... Só que agora todo mundo mais escaldado... Se antes era impossível confiar em alguém... agora então...

    E Eli, será que o que é dele Nuck guarda, não comprei esse perdão forçado... e não acho que no fim das contas o sangue fala mais forte para os roteiristas... afinal vimos Jimmy matar seu pai sem o menor remorço. Pixaram Eli de vilão a temporada inteira e no final deram a carta banca para ele... ainda tem mt agua pra rolar debaixo dessa ponte.

    Que venha a 3ª temporada e que por favor seja menos inconstante que essa...

    Ps.: A HBO tem dessas quando vê que a audiência tá caindo começam a apelar... foi assim na quarta de True Blood, na Quarta de Big Love, sexta de Entourage... e as pessoas realmente curtem... pq querem ver o show... E se esquecem que nada vale mais que um roteiro bem feito do começo ao fim e uma série que não trai a sí própria... Vide Breaking Bad...

    ResponderExcluir
  2. muito boa suas observações jairo.. só fico preocupado c devo realmente levar elas em consideração ou ignorar.. pois o autor assiste true blood, big love.. entourage.
    Breaking bad é excelente mesmo... parabéns ao ponto de vista dos J J.

    ResponderExcluir
  3. "só fico preocupado c devo realmente levar elas em consideração ou ignorar.. pois o autor assiste true blood, big love.. entourage." kkkkkkkkkkkkkkkkk #BOOM

    ResponderExcluir
  4. Confesso que amei as duas primeiras temporadas. Sem dúvida alguma o enrendo de Boardwalk Empire é sensacional. Adoro como eles mostram uma outra realidade dos EUA, num mundo cheio de corrupção que rodeia os politicos e gangsters de Atlantic City.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe