So You Think You Can Dance 9x08: Top 20 Perform Again

26.7.12


Sim, a temporada já começou faz um tempo, mas como o título indica, ainda estamos no Top 20, ou seja, a coisa mal começou pra valer. E se você nunca assistiu SYTYCD, dá uma olhadinha no For Dummies que eu preparei especialmente para você.

Esse episódio foi o primeiro em que pudemos ter uma noção de como as coisas vão funcionar com apenas um episódio por semana, e eu achei que no geral, o resultado foi bom. É claro que eu preferia ter o segundo episódio, com solos e mais tempo pra dizer tchau pra quem está indo embora, mas todo  mundo sabe que os jurados raramente mudam de idéia baseado nos solos, então acho que a perda não será tão grande.

E graças à Deus essa temporada parece ser uma das melhores. Nos últimos dois episódios já tivemos ótimas coreografias, e muito dançarinos me surpreenderam positivamente. É impressionante como mesmo depois de 9 temporadas, o SYTYCD não tem problemas em achar gente talentosa, algo que acontece em muitos realities de idade avançada. Mas vamos as performances em si:

Gênero: Pop-Jazz
Coreógrafos: Napoleon and Tabitha D'umo
Dançarinos: Top 20

É impressionante ver como NappyTabs evoluíram como coreógrafos. Se um dia eles apenas brincavam com um ou outro elemento lírico em suas coreografias, hoje em dia eles não se sentem limitados por nenhum estilo. Eu gostei muito dessa coreografia inspirada no espelho da Branca de Neve. Segundo os coreógrafos, a idéia era mostrar o dark side de cada um, o lado competitivo, que busca ser o melhor. O SYTYCD não é um daqueles realities onde as pessoas chegam dizendo que não estão lá para fazer amigos, muito pelo contrário, mas é interessante demonstrar esse aspecto da experiência de estar lá, através da dança.

Gênero: Hip-hop
Coreógrafo: Christopher Scott
Dançarinos: Lindsay Arnold e Cole Horibe

Olha, tudo bem que o hip-hop do SYTYCD nunca foi lá muito "pesado", mas a coisa já tá ficando ridícula. Chamar isso de hip-hop é muito difícil, viu. Mas o problema maior não é nem esse. Se a coreografia não fosse hip-hop, mas fosse boa, tava tudo bem, mas essa aqui foi bem fraquinha. O Christoffer Scott cometeu o mesmo erro que tantos coreógrafos cometerem antes dele: focar demais na história, e esquecer a dança. A única coisa que salvou a performance foi que tanto o Cole quanto a Lindsay encarnaram bem os personagens. Os jurados falaram muito do Cole, e ele realmente estava ótimo, mas se você reparar bem, dá pra ver que os dois mostraram as nuances de seus personagens através da dança, com a Lindsay sendo bem mais agressiva, com movimentos mais rápidos e curtos, e o Cole um pouco mais suave.

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafa: Sonya Tayeh
Dançarinos:Amelia Lowe e Will Thomas

Apesar de eu amar a Sonya desde a primeira vez que ela apareceu no programa, eu sempre achei as coreografias dela um pouquinho repetitivas. Mas não nessa temporada! Ela tem me surpreendido bastante, e aqui a mágica aconteceu mais uma vez, unindo perfeitamente uma ótima coreografia, uma luz muito bem feita, uma música linda e dançarinos maravilhosos. Eu não estava esperando muito do Will e da Amelia quando vi que eles seriam um casal, mas essa é a segunda semana em que eles são os meus favoritos. Estou principalmente impressionada com o Will, que consegue ser gracioso apesar de ser um gigante, e dá uma aula nessa coreografia sobre como expressar emoção usando o seu corpo. É por esse tipo de momento que eu assisto SYTYCD.

Gênero: Tango Argentino
Coreógrafos: Miriam Larici e Leonardo Barrionuevo
Dançarinos: Amber Jackson e Nick Bloxsom-Carter

Eu não sei exatamente porque, mas eu não consigo gostar desse casal. O Nick eu só acho sem sal, mas a Amber eu realmente não gosto. E mal consigo achar um motivo. Acho que simplesmente não fui com a cara dela. Mas ainda assim eu tenho que dizer que eles forem muito bem nesse tango. Eu assisti um monte de tangos essa semana porque queria botar um no For Dummies, e esse é provavelmente um dos melhores que já vi no programa. Falta um pouco de conexão entre os dois, e a atitude sexy do Nick é meio fake, mas tecnicamente foram muito bem. É só notar a rapidez das pernas dos dois, ou como o Nick não faz um movimento em falso. O casal não é lá essas coisas, mas não dá pra negar que é uma ótima coreografia e execução quase perfeita.

Gênero: Jazz
Coreógrafa: Sonya Tayeh
Dançarinos: Audrey Case e Matthew Kazmierczak

Essa coreografia já é bem mais "Sonya", e sem ser repetitiva, o que é um bônus. Semana passada eu não fui muito fã da Audrey e do Matthew dançando a coreografia do Titanic. Não senti o amor, sabe? Mas essa semana, talvez pela coreografia não ser tão romântica, eu gostei bem mais deles como casal. Os dois são loucamente flexíveis, e por isso perfeitos pra esse tipo de coreografia. Porém, o Matthew ainda não me convence totalmente. Sim ele é lindo, isso é óbvio, mas pra mim ele ainda é um pouco sem graça dançando. Torço pra que no futuro ele pegue alguma dança onde a personalidade dele (se é que alguma existe) possa aparecer mais. Pra mim ele tá precisando uns gritos da Mia Michaels pra faze-lo acordar.

Gênero: Lyrical hip-hop
Coreógrafo: Christopher Scott
Dançarinos: Janelle Issis e Dareian Kujawa

Ah, a tragédia de quando dançarinos bons são prejudicados por uma coreografia sem graça. Na verdade eu até gostei mais dessa do que a que a Lindsay e o Cole pegaram, mas não dá pra negar que a coreografia era bem fácil, e não muito criativa. E graças a Deus o Nigel deixou isso bem claro, porque teve épocas no SYTYCD onde os jurados pareciam obrigados a puxar o saco dos coreógrafos. Mas, se a coreografia foi meia-boca, pra mim os dançarinos foram maravilhosos. O Dareian, principalmente, esmagou a última gota do que aquela coregrafia tinha pra dar. E não sei se o beijo foi idéia deles, mas se foi, eu bato palmas. Pelo menos disso as pessoas vão lembrar.

Gênero: Broadway
Coreógrafo: Sean Cheesman
Dançarinos: Janaya French e Brandon Mitchell

E se a coreografia anterior foi sem graça, essa foi hilária! Acho que faz um tempo que não vemos uma coreografia com humor no SYTYCD, e essa usou esse elemento muito bem. E isso graças também aos dançarinos, é claro, que além de dançar perfeitamente, atuaram muito bem. O Sean Cheesman também foi muito inteligente com os passos que deu ao Brandon. Se você notar ele atua bem mais que dança, mas o pouco que ele dança, o faz muito bem. E aquele final é incrível, não sei como Janaya não quebrou o pescoço se contorcendo daquele jeito. E ela ainda fez a coisa parecer fácil!

Gênero: Jive
Coreógrafos: Tony Meredith e Melanie LaPatin
Dançarinos: Eliana Girard e Cyrus "Glitch" Spencer

Bem, eu tenho muita coisa pra dizer sobre o Cyrus como participante dessa temporada, mas deixarei essa parte para mais tarde, quando discutir as eliminações, por enquanto vamos falar da performance dele e da Eliana. Bem, começando pela parte boa, a Eliana foi espetacular. A garota estava dançando por 2 naquele palco, e isso tudo sem "suar". É claro que eu não sou expert em jive, mas ela não teve nenhum erro óbvio. Já o Cyrus... Tecnicamente ele foi um desastre, mas pelo menos ele continuou dançando como se tudo estivesse indo as mil maravilhas, não importa quantas transições ele perdesse, ou o quão atrapalhado o "footwork" dele fosse. E isso é um talento a parte, com certeza. Se isso é o suficiente pra fazer com que ele mereça um lugar lá.... Isso é outro assunto!

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafo: Dee Caspary
Dançarinos: Alexa Anderson e Daniel Baker

Se na semana passada eu achei que a corografia prejudicou o casal, pela sua rapidez, dificuldade, e por ser um pouco abstrata, essa semana eu acho que a culpa foi totalmente deles. Gostei muito da coreografia do Dee Caspary, e acho que outros dançarinos poderiam ter passado a emoção necessária para fazê-la funcionar 100%. A minha mãe chegou a dizer que viu a água quando eles estavam dançando. Eu não chego a esse extremo, mas não dá pra negar que tecnicamente eles foram muito bem, e se você reparar, o corpo deles está o tempo todo fazendo pequenas ondas, como se eles fossem a própria água. A única coisa que eu posso apontar em termos de técnica, é que o Daniel ou não é tão flexível quanto outros dançarinos, ou não chega a sua extensão total. Talvez isso aconteça porque no ballet clássico, o mais importante geralmente é o controle do movimento, e não a sua expressividade. Já no contemporâneo as imagens que o corpo dos dançarinos fazem costumam ser mais extremas, radicais. E isso aliás, além das expressões faciais, ajuda a passar a emoção que infelizmente faltou aqui.

Gênero: Foxtrot
Coreógrafos: Tony Meredith e Melanie LaPatin
Dançarinos: Tiffany Maher e George Lawrence, Jr.

Mais um vez a Tiffany e o George foram muito bem, mesmo pegando um gênero que tem o potencial para ser meio monótono.Entretanto eles aproveitaram todas as oportunidades para mostrar a sua personalidade através da dança, e isso sem perder a técnica de vista. Eles realmente fizeram cada movimento ter a sua importância, enfatizando mesmo as coisas mais sutis. O meu único medo é que eles fiquem perdidos entre participantes mais carismáticos, mas como ainda estamos no início da competição, é cedo pra se preocupar.

Gênero: Bollywood
Coreógrafo: Nakul Dev Mahajan
Dançarinos: Witney Carson e Chehon Wespi-Tschopp

A Whitney e o Chehon também tiveram outra boa semana, apesar de uma coreografia bem complicada e cheia de pequenos e rápidos movimentos que muitas vezes tinham se ser feitos em sincronia. Apesar dos jurados falarem que finalmente sentiram alegria vindo de Chehon eu ainda acho ele um pouco tímido demais. Realmente fica difícil ser o destaque do lado da Whitney que além de linda e sexy, é muito carismática, mas eu ainda tenho esperança que o Chehon saia da concha dele.


Na semana passada ninguém foi embora, então nessa temos uma eliminação dupla. Inicialmente achei que estivessem mandando gente demais embora, mas depois percebi que a semana passada foi o Top 20, essa seria o Top 18 (e acabou sendo o Top 20 parte 2) e a semana que vem seria o Top 16, então no final é a mesma coisa, e ainda tivemos uma dança a mais.

O primeiro Bottom 3 da temporada é sempre meio difícil de prever, porque você ainda não sabe muito bem as preferências do público, mas fiquei bem surpresa por ver a Whitney aqui, esperava a Amber no lugar dela. E quanto aos meninos, sei que muita gente queria o Cyrus aqui, e me sinto na obrigação de falar um pouco mais sobre a situação dele.

E porque? Porque ele está me deixando em uma posição um tanto inesperada. Eu geralmente não sou fã da tendência do SYTYCD de selecionar esses caras de hip-hop que não tem a menor noção dos outros estilos. Na 7ª temporada eu odiei o Jose com todas as minhas forças enquanto ele estava no programa. Mas não consigo odiar o Cyrus, por mais que ele seja claramente o dançarino menos versátil ali. E acho que isso acontece por 2 motivos: 1. Os jurados, ao contrário do que aconteceu com o Jose, não estão tratando ele como se fosse o ultimo biscoitinho do pacote. Sim Eles não estão sendo tão duros como seriam com um dançarino de contemporâneo por exemplo, mas ainda assim o criticam toda semana. 2. O cara é muito simpático! E ele realmente parece estar tentando o seu máximo.

Claro que uma hora só simpatia não vai ser suficiente, mas acho que eles ainda dura pelo menos umas 2 semanas sem grandes problemas. E torço pra que semana que vem ele pegue hip-hop, para que os resultados sejam menos trágicos.

Gênero: Hip-hop/Jazz
Coreógrafo: Jamal Sims e Dondraico Johnson
Dançarinos: Elenco de Step Up Revolution

Eu nem esperava que tivéssemos apresentações de convidados, já que o programa foi reduzido, mas confesso que fiquei feliz em ver Twitch, Kathyrn, Philip e Tony (um doce pra quem lembrar a temporada dele sem olhar na wikipedia), de volta no palco do SYTYCD. O hip-hop dessa temporada tem sido meio fraco, então foi bom ter um pouco de hip hop de verdade no palco, até pra servir como comparação.


E depois dessa apresentação maravilhosa, descobrimos os eliminados da semana: Alexa Anderson, Daniel Baker, Janaya French e Nick Bloxsom-Carter. Fiquei um pouco triste pelo Daniel, queria vê-lo em outros estilos, mas não dá pra discutir muito com a opção dos jurados. E vamos ao ranking da semana:
  1. Amelia Lowe e Will Thomas
  2. Janaya French e Brandon Mitchell
  3. Audrey Case e Matthew Kazmierczak
  4. Tiffany Maher e George Lawrence, Jr
  5. Alexa Anderson e Daniel Baker
  6. Amber Jackson e Nick Bloxsom-Carter
  7. Witney Carson e Chehon Wespi-Tschopp
  8. Janelle Issis e Dareian Kujawa
  9. Lindsay Arnold e Cole Horibe
  10. Eliana Girard e Cyrus "Glitch" Spencer
E vocês? Concordaram com os jurados? Quais foram suas performances preferidas? Estão gostando da temporada até agora? 

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Gabriel Medeiros Andradequinta-feira, 26 julho, 2012

    MUITO BOA A REVIEW! Parabens

    ResponderExcluir
  2. Para tudo... Cadê a Review de TGP? Japassiva foi embora hora de comemorar!! Ah, e muito bom o SYTYCD for dummies, vou ver tudinho agr. *--*

    ResponderExcluir
  3. Se eu tivesse na posição dos jurados faria exatamente a mesma escolha. O problema pra mim essa semana foram os votos do público. Realmente não entendi porque a Witney estava nesse bottom 3. Daniel e Alexa foram extremamente prejudicados pela coreografia da semana passada e mesmo que eles fossem maravilhosos essa semana não acho que conseguiriam se salvar. Talvez eu trocasse salvar o Daniel ao invés do Chehon mas isso é outra história.

    Meus favoritos do top 20 pt2

    1. Audrey e Matthew
    Embora eu ache-os um casal bem sem graça a coreografia dessa semana foi perfeita e eles realmente fizeram um trabalho maravilhoso com ela. Não teve pra ninguém.

    2. Amelia e Will
    O casal favorito de todos mundo. O que mais dizer? Eles semprem trazem um quê a mais para as apresentações deles, não sei explicar. Normalmente eu acho contemporâneas bem chatas e "mais do mesmo" mas não foi o caso nem de longe aqui. Musica perfeita, coreografia perfeita, dançarinos perfeitos.

    3. Witney e Chehon
    Não adiante, eu sou putinho de Bollywood. Toda vez que tem uma dessas no programa eu acho um máximo, e não foi diferente dessa vez. Não foi o melhor bollywood do programa mas fizeram bonito. Além de a Witney ser minha participante feminina favorita.

    4. Janaya e Brandon
    Janaya até agora tinha sido bem sem sal pra mim, porém nessa apresentação ela brilhou. Realmente uma das performances mais divertidas no programa. Foi uma pela ela ter sido eliminada logo nesse episódio...


    Eu adoraria colocar Eliana aqui porque ela é simplesmente perfeita em tudo o que faz. Porém Cyrus derruba muito a qualidade das danças. Não entendo como tem tanta gente que vota nele como favorito e não vota em, por exemplo, Witney. eu acho a permanência dele no top 16 um desrespeito aos incríveis talentos que foram embora nessa eliminação. E fato dos jurados largarem o pau em cima das apresentações de Alexa e Daniel pra depois ficar de "olha que bonitinho, ele mal conseguiu levantar ela" pro Cyrus é algo agonizante de se ver. #ForaCyrus #CyrusFobiaSIM

    Enfim, ótimo review, espero que continue assim e fiquei fiquei coçando os dedos pra não colocar spoiler do episódio de ontem aqui nesse comentário =P

    ResponderExcluir
  4. Tô amando que vai ter reviews de sytycd! Tô achando o programa muito bom esse ano e concordei com a eliminação, mas concordo que queria ver mais do Daniel, gostava muito dele. Agora essa Alexa fiquei feliz que ela foi embora, sempre achei ela boa dançarina mas muito sem graça...

    O negócio do Cyrus é interessante porque eu sempre gostei dos representantes do "hip hop" no programa. Eu AMAVA o Legacy e o Russel, mas acho que eles apresentavam uma evolução maior do que o Cyrus. Eu espero que ele arrase no contemporaneo (quando ele pegar...) como Legacy na coreografia da mesa com a Ellenore, porque daí vai ser um divisor de águas pra ele...

    ResponderExcluir
  5. Velho concordei com quase tudo q vc falou e a eliminação foi celebradíssima.
    Quase soltei fogos pela eliminação da Alexa pq achei q ela seria a Ryan 2.0, q foi sendo salva pelo jurados até em situações q não tinha como, até eliminaram a iveta lukosiute por causa daquela criatura e me deixou irritadíssima com o programa até hj.
    Já a Amelia é excelente, ela foi minha favorita nas audições, mas tem deixado muito a desejar em termos de personalidade pra mim.
    No caso da Amber eu entendendo perfeitamente o q vc quer dizer, mas eu acho q sei qual é o problema. É q assim como em todas as temporadas anteriores a edição nos deixa muito tendenciosos daqueles q vamos gostar ou não, e assim como a Amber tendemos a não gostar tanto da Janaya, da Tiffany, da Audrey e por ai vai pq elas não foram tão mostradas em Vegas (o mesmo vale pros rapazes).

    Mas resumindo, a temporada está sensacional, to adorando!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da review apesar de nunca ter visto So You Think You Can Dance. Acho bacana ver os videos do You Tube. Tem muita gente talentosa. Espero que continue. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Anastasia Beeverhausensexta-feira, 27 julho, 2012

    "Na 7ª temporada eu odiei o Jose com todas as minhas forças enquanto ele estava no programa."

    HAHAHAHA me identifiquei agora. AMO SYTYCD, mas a 7ª temporada foi a única que eu larguei na metade. Peguei um ódio do Nigel que eu não consegui superar até hoje.

    ResponderExcluir
  8. Eu também sinto falta de uma diversidade maior no "cast" do SYTYCD, entãop fico feliz por pessoas de hip-hop conseguirem entrar noprograma, mas é melhor quando eles são tipo o Twitch, o Joshua e até o Legacy, mais versáteis. Posso até me surpreender com o Cyrus, mas acho difícil ele se sair bem no contemporâneo, a não ser que a coreografia seja mega adaptada para ele.

    ResponderExcluir
  9. AMEI essa foto, não estava ligada nesse bromance. E já eu fui o contrário, apesar de odiar o Jose, a 7ª temporada é uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se esse é problema, porque o Will também quase não apareceu e ele é um dos meus favoritos, assim como a Tiffany. Acho que o problema é que a Amber nunca parece estar feliz.

    ResponderExcluir
  11. Anastasia Beeverhausensábado, 28 julho, 2012

    Tem um monte de fotos, vídeos e um pedindo voto pro outro (own) no twitter.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe