So You Think You Can Dance 9x09: Top 16 Perform

3.8.12



Demorou, mas chegou! 

Essa semana não foi tão boa quanto as duas anteriores, com vários casais considerados "favoritos" recebendo críticas duras dos jurados, mas ainda assim acho que tivemos ótimas apresentações. Também é notável a falta de habilidade da maior parte dos dançarinos na dança de salão. Acho que muitos não dão a devida importância ao estilo, e acabam no bottom por causa disso. Mas vamos à dança!

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafo: Tyce Diorio
Dançarinos: Top 16

Bem, eu sempre prefiro as coreografias do Tyce quando ele vai pro lado contemporâneo e graças à Deus esse foi o caso aqui. Ainda assim é notável uma característica que se repete muito no trabalho dele: apesar da coreografia ter bons momentos e ótimas idéias, não parece haver muita coerência no movimento, e em algumas partes tudo parece meio aleatório. E eu não estou falando de dançarinos estarem fazendo coisas diferentes ao mesmo tempo, isso acontece muito em coreografias de grupo como essa, mas é necessário um cuidado para que a mensagem não se dilua no meio da confusão.

Porém como eu disse, a coreografia tem alguns bons momentos visuais, e a sacada do guarda chuva vermelho é bem interessante, apesar de eu não ter conseguido descobrir o seu significado na coreografia, ou como ele se relacionava com os outros elementos. Mas isso é bem típico do Tyce, muito estilo, pouca substância.

Gênero: Hip-hop
Coreógrafos: Tabitha e Napoleon D'umo
Dançarinos: Tiffany Maher e George Lawrence Jr.

Esses dois já são um dos meus casais favoritos, e achei que eles foram muito bem essa semana. A coreografia de NappyTabs é fofa, mas pelo menos é claramente hip hop, algo que faltou semana passada. E a Tiffany é simplesmente maravilhosa. O que essa menina não consegue fazer? Não importa se ela tem que ser uma lady, dançando foxtrot ou se tem que ser "bad-ass" dançando hip-hop, a menina faz tudo com uma facilidade incrível. Ela é tão boa que tão até esquecendo do George. Mas falarei mais disso quando discutir o bottom.

Gênero: Jazz
Coreógrafo: Ray Leeper
Dançarinos: Amber Jackson e Brandon Mitchell

Por mais que o jurados tenham falado muito bem dessa performance, não me convenceu. Primeiramente o Brandon não dançou quase nada, quando comparado com a Amber. Ele estava ali mais para levantá-la e movê-la de um lado para o outro do que pra qualquer outra coisa. E mesmo com esse pouco, ele teve vários pequenos errinhos, umas engasgadas. Além disso não achei que rolou química entre os dois. Sim, os dois foram bem sexy, mas separadamente. Pra completar, a coreografia também não me empolgou, achei tudo meio genérico. As únicas coisas que se salvam aqui são a Amber, que dançou muito bem, e o figurino, que estava ótimo.

Gênero: Cha-cha
Coreógrafo: Pasha Kovalev
Dançarinos: Janelle Issis e Dareian Kujawa

Quando vi que o Pasha seria o coreógrafo fiquei super animada, mas infelizmente o casal não fez jus a coreografia. Porém quando assisti pela segunda vez notei algo interessante. Claro que tecnicamente eles foram um desastre, mas se em vez de você focar nos pés deles, você olhar somente pro rosto, a coisa toda fica muito melhor. A Janelle principalmente, estava realmente tentando compensar a falta de técnica de Cha-Cha com um carão. E vamos combinar que essa música não ajudou nem um pouco né? É uma pena, porque gosto desse casal, mas até agora eles não tiveram muita sorte na competição.

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafa: Mandy Moore
Dançarinos: Lindsay Arnold e Cole Horibe

Não sou das maiores fãs da Mandy Moore, mas de vez em quando ela acerta, e aqui com certeza isso aconteceu. Tudo bem que não achei que o Cole representou tanto o ódio, porque a coreografia não é muito agressiva, e sim quase que uma forma de opressão, mas ainda assim não posso negar que foi lindo. Como o Nigel comentou, a iluminação criou um efeito muito interessante, e a música foi perfeita pra essa coreografia. Além disso tanto a Lindsay como o Cole estavam maravilhosos, e a Lindsay principalmente, me surpreendeu, já que contemporâneo é bem diferente do que ela dança normalmente e fora a pirueta, ela conseguiu fazer tudo certinho.

Gênero: Jazz
Coreógrafa: Mandy Moore
Dançarinos: Amelia Lowe e Will Thomas

Acho que os jurados exageraram um pouco na crítica dessa performance. Sim, não foi nada que muda a sua vida, mas também não foi nenhum desastre. Talvez o fato da música ser meio esquisita tenha incomodado um pouco os jurados, e com isso não conseguiram se conectar com o casal. Porque eu achei que eles tiveram química sim, e a esquisitisse da música levou a alguns momentos interessantes da coreografia, principalmente nas partes que a música meio que "desafina". Se tenho uma crítica, é que acho que eles deveriam ter feito os movimentos de forma mais marcada, mais extrema, pra ser ainda mais estranho. E o que foi aquela linguinha dos dois no final? Perfeito!

Gênero: Salsa
Coreógrafa: Liz Lira
Dançarinos: Audrey Case e Matthew Kazmierczak

Outro casal que não foi lá muito feliz com a dança de salão. Pra mim eles foram um pouco melhores do que o Dareian e a Janelle tecnicamente, mas tiveram menos paixão. No início dava pra ver que eles estavam bem desconfortáveis, mas até que foram melhorando ao longo da coreografia, que teve alguns movimentos bem dífíceis de fazer.. E qual é a fixação desses figurinistas com roupas totalmente vermelhas nessa temporada? Ninguém fica bem em tanto vermelho.

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafa: Stacey Tookey
Dançarinos: Witney Carson e Chehon Wespi-Tschopp

Essa coreografia provou exatamente o porque desses dois terem sido salvos na semana passada, e fico feliz que eles tenham ficado tempo o bastante para viverem isso no programa. O início dessa coreografia é simplesmente de tirar o folego. A expressão do Chehon é perfeita, e a Witney parece flutuar. Depois que os instrumentos entram, o encanto se quebra um pouco, mais ainda assim temos ótimos momentos, como aquele  pulo, e uma versão contemporânea da "escorregada Schwimmer". Espero que depois disso não vejamos mais esses dois no bottom.

Gênero: Hip-hop
Coreógrafos: Tabitha e Napoleon D'umo
Dançarinos: Eliana Girard e Cyrus "Glitch" Spencer

Outra coreografia ótima de NappyTabs, e claramente feita de encomenda pra esses dois. Só o iníciozinho, quando Cyrus começa a fazer sua "animação" e a Elaiana dá aquela pirueta robótica, já é incrível, mas a coreografia continua muito bem, se aproveitando bastante das mudanças de velocidade na música e explorando a musicalidade através dos movimentos. A única crítica que eu tenho é que o Cyrus não vai tão bem nas partes mais coreografadas, e acho que pelo menos aqui, ele tinha que ser perfeito. Aliás, acho que depois dessa coreografia ele já pode ir né? Acho muito difícil que faça algo melhor que isso no programa.


O bottom dessa semana me surpreendeu novamente, já que não esperava ver nem o George, nem a Eliana lá. Aliás não faz o menor sentido a Eliana estar no bottom quando o Cyrus não está, mas fazer o que né... Além disso, não entendo porque as pessoas não votaram no George. A minha única teoria é que a Tiffany é tão boa atriz que acaba sobressaindo mais, já que o George dança muito, mas não é tão convincente atuando. Espero que ele arranje um jeito de sobressair, o mais rápido possível! Mas vamos aos solos:


Esse solo mostrou um lado mais "fierce" da Amber que infelizmente não tivemos muitas oportunidades de ver na competição em si, mas por mais que ele mostre as suas habilidades como dançarina, a coreografia é meia fraca, principalmente nas transições, muitas vezes ela simplesmente anda entre um movimento e outro, não existem muitas ligações criativas entre eles.


O solo do Brandon se destaca na atitude, mas mais uma vez a coreografia não é das melhores. Acho que o erro dele aqui foi querer misturar tanas coisas em tão pouco tempo. Teve um pouco de Stepping, Jazz, New Style, e Krump. Com tantas referências a coisa acaba meio diluída.


Já o solo da Eliana não re-inventa a roda, mas é extremamente bem executado. É impressionante a flexibilidade e a técnica que essa menina tem, isso tudo conseguindo passar emoção, apesar de ser uma apresentação curta. A única coisa que não foi das melhores foi essa roupa né? Parece que ela está na aula de dança e não no palco.


Isso que é dançar pela vida! Mas respeitando a música, sem querer simplesmente mostrar tudo que sabe fazer no menor tempo possível, como as vezes vemos em alguns solos. Apesar de ser pequeno, o Dareian tem uma técnica incrível, o que ajdua a compensar a sua altura. Reparem em como ele finaliza todos os seus movimentos, usando toooooda a extensão do seu corpo. Lindo de se ver. 

Gênero: Contemporâneo
Coreógrafo: Robert Battle
Dançarinos: Alvin Ailey American Dance Theater

Essa apresentação foi uma das mais "diferentes" que eu já vi no SYTYCD (mas não no mundo da dança contemporânea em geral, tem coisas muito mais esquisitas que isso) e acho que muito gente não deve ter curtido muito. Eu gostei, achei o conceito forte, e todos os dançarinos eram maravilhosos, é claro. Agora, com tanto homem dançando em par, o Nigel que não deve ter gostado muito.


E no final, Amber e Brandon foram eliminados. Apesar de gostar muito do Brandon, acho que os jurados fizeram a escolha certa dentro das possibilidades que tinham. Só sei que a partir de agora provavelmente sofrerei toda semana, já que gosto bastante dos casais que sobraram. Mas vamos ao ranking da semana:
  1. Witney Carson e Chehon Wespi-Tschopp 
  2. Eliana Girard e Cyrus "Glitch" Spencer 
  3. Tiffany Maher e George Lawrence, Jr 
  4. Lindsay Arnold e Cole Horibe
  5. Amelia Lowe e Will Thomas 
  6. Amber Jackson e Brandon Mitchell
  7. Audrey Case e Matthew Kazmierczak
  8. Janelle Issis e Dareian Kujawa
Pra semana que vem, o Nigel deu uma notícia interessante. Todas as coreografias dançadas serão da Mia Michaels. Ainda não foi divulgado se veremos coreografias inéditas, mas o Nigel já falou que algumas coreografias clássicas, como The Bench, The Butt, e Hometown Glory, estarão presentes. Sinceramente, estou com pena dos dançarinos dessa temporada, já que as comparações serao inevitáveis. Mas não deixa de ser um conceito interessante.

E vocês, acham uma semana só de Mia Michaels uma boa idéia? Concordaram as eliminações dos jurados? Quais foram suas performances preferidas? 

Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Só eu que achei a Christina Applegate chata pra caralho?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei dela, pelo menos ela tinha alguma coisa pra dizer e não foi uma Zoey.

    ResponderExcluir
  3. Mas chegou uma hora que ela falava que não tinha gostado muito pq ela ficava distraída por causa disso, e distraída por causa daquilo. Aí que eu me enchi dela. ahuahuahauhauhuah

    ResponderExcluir
  4. Eu acho q uma participação já é o suficiente né!!!

    ResponderExcluir
  5. Uau, uma semana só com Mia Michaels? Que estranho... não sei muito bem o que opinar sobre isso, mas provavelmente vou chorar porque aquela mulher tem uma coisa de levar os dançarinos a um nivel que me impressiona muito!

    Fiquei feliz com a eliminação, só não consigo entender a Eliana no bottom 3. Pra mim, ela é uma das melhores.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe