Person Of Interest 2x12: Prisoner's Dilemma

20.1.13


Episódios que alteram dramaticamente a formula de uma série procedural se destacam sem muita dificuldade quando comparados com a repetição apresentada nos demais. Prisioner’s Dilemma é esse tipo de episódio, que consegue surpreender fugindo do esperado.


A primeira decisão importante é a quase inexistência de um caso da semana. Utilizado apenas como uma piada pontual ao longo desse episódio, as aparições de Fusco o mostram sempre em momentos engraçados ou inesperados, que funcionam bem aliadas a falta de continuidade com que são apresentadas. Indo além, as cenas conseguem desenvolver ainda um interessante e distinto ponto de vista sobre as missões enfrentadas por Reese: pareceriam elas tão normais se não as acompanhássemos por completo e víssemos apenas flashes?

A trama principal da semana, tratando do jogo de gato e rato entre Donelly e Reese funcionou bem apesar de alguns problemas. O primeiro deles é toda a vida de fachada inventada por Finch para proteger seu empregado. Se tudo aquilo é montado apenas quando necessário, percebemos facilmente como aquele é um esforço absurdo e propenso a falhas. Caso todas aquelas pessoas acreditem que Reese seja mesmo um empregado daquela empresa por que ele realmente finge trabalhar ali constantemente, esse era um elemento da trama que já deveria há muito ter sido introduzido. Sendo magicamente criado nesse momento, o artifício se torna apenas uma solução preguiçosa contra a tenacidade do agente do FBI.

Outro ponto fraco é a implausível ingenuidade de Reese e Carter ao se encontrarem logo após o primeiro ser solto. Seria esperado um mínimo de cautela dos dois, o bastante para evitar aquele flagrante bobo no qual são pegos.

Exceto por essas falhas, a inserção de Donelly na série acabou por se revelar uma trama interessante, provendo um bom adversário para Reese e Finch, criando inúmeras barreiras para que pudessem prosseguir com seu trabalho. O uso dos interrogatórios para criar alguma tensão e o presídio com algumas figuras conhecidas  funcionando como uma arena para todas as partes interessadas no trabalho realizado pelo ex-agente da CIA (ou na máquina, como aquele assino que se deixa prender apenas para ter a chance de matar os quatro “homens de terno”) adiciona a sensação de qualquer coisa pode acontecer.

Os flashbacks de Reese, mostrando sua relação com Cara, são a contextualização do futuro apontado pela ultima cena do episódio — que infelizmente envolve a morte de Donelly —. Entender melhor como eles trabalhavam e o que faziam  é essencial para a compreensão do que motiva a ex-parceira de Reese na sua aparente busca por vingança.

Assim, com tantas figuras de diferentes tramas da série que se unem para construir Prisoner's Dilemma, pode ser dito que, mesmo com suas falhas, este é o melhor episódio da série

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Assistir Online Sériesdomingo, 20 janeiro, 2013

    Olá, Meu nome é Lucas! Gostaria de saber se aceita parceria de link? www.assistironlineseries.com

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe