Arrow 1x16x17x18: Dead to Rights/The Huntress Returns/Salvation

3.4.13


Arrow abrindo caminhos para um fim de temporada avassalador.

1x16: Dead to Rights
Há tantos grandes momentos neste episódio e aqueles que revelam bastante são prejudicados. Esse com certeza vai ficar como um dos episódios mais importantes da primeira temporada, mas isso não me impede de desejar que os escritores tenham deixado alguns detalhes de fora. Por exemplo, sabemos que Malcolm é um gênio do crime então fica até difícil de aceitar que ele realmente não percebeu o tanto de chineses que estava em sua festa, sem contar que ele já provou que sabe lutar bem melhor. Só serviu para trazer alguns desdobramentos importantes. A Lady Gaga asiática também apareceu por Starling City, já que ela estava devendo uma luta para Ollie. Achava que Deadshot estava morto, mas pelo jeito ele só precisava de um novo olho. Era óbvio que Tommy acabaria descobrindo sobre seu amigo nessa temporada ainda, mas esperava que fosse ao acaso, e não que Oliver contaria a verdade. De todas as pessoas que Oliver contou seu segredo, Tommy é o único que é mais próximo da família, mas perceba que ele não tinha planos para contar, ou seja, Laurel com certeza será a última a saber do tanto que seu ex-namorado fica bom em calça de couro. Até agora Tommy se provou completamente inútil como personagem. Ele é importante nos quadrinhos, mas na série ele é mais do que desnecessário. Esta evolução deve abrir novos caminhos, mas o personagem em si não mudou.

1x17: The Huntress Returns
Estava empolgado com a volta da Caçadora, mas seu foco na busca de seu pai é algo que deveria ser do passado. Passamos dois episódios focados em sua vingança e não há realmente mais para explorar aqui. A idéia de que Helena usa a família e os amigos de Oliver contra ele é interessante, mas está longe de ser original. Sem dúvidas a Caçadora apareceu no pior momento possível. A vida de Oliver está muito bem, ele está em um bom relacionamento com Maickinna (mesmo a personagem sendo bastante chata, no geral), sua boate finalmente vai abrir e é por causa de sua vida pessoal que a Caçadora é tão temida. Se ela fosse um homem, ou um estranho, ela seria descartável e, portanto, facilmente tratada.

Infelizmente, o resultado é totalmente previsível. Embora não houvesse muitos indícios que sugerem que Huntress seria apreendida pela polícia, é claro até mesmo para a pessoa mais ingênua do mundo que ela se recusaria a deixar a cidade depois de Oliver dizer a ela para sair. É igualmente óbvio que ela iria usar Felicity para garantir a localização de seu pai e que Mackinna iria acabar na linha cruzada.

Nunca fui um fã de Mackinna, mas sua saída foi muito fraca. Compreendo que isso deixa a porta aberta para seu retorno (talvez se ela não sobreviver à próxima temporada de True Blood), mas matá-la teria sido mais memorável e faria com que o relacionamento de Oliver com Helena tornasse mais tenso na sua próxima aparição.

Da mesma forma, também foi decepcionante o reaparecimento da mãe de Laurel. Então Sarah está viva porque alguém tirou uma foto dela e isso é tudo que você tem? Tem gente que realmente fala qualquer coisa para não aceitar a perda. Porém, ela não foi tão inútil assim no episódio, afinal ela conseguiu com que nos importássemos um pouco mais com o pai de Laurel, mas no 1x18 a história é completamente diferente.

Os flashbacks são aparentemente parte de um spin-off, já que não há nenhuma influência sobre o presente e no presente algo também não está funcionando: Thea e Roy, que estão facilmente se enquadrando naquele clichê adolescente que a série não quer tanto reproduzir.

1x18: Salvation
Na realidade, a revelação no final do episódio não foi nada surpresa. Já sabíamos que o Glades era importante para os planos de Moira e Malcolm e para todos os outros malvados da cidade. Mesmo se não tivesse sido dito em voz alta, dá para inferir que o enredo da série gira em torno da área. Desta forma, a representação desta parte da cidade influencia a narrativa e serve para construir o mundo da série, mostrando que Starling City ainda tem muito para contar. O vilão do episódio foi alguém que na verdade não poderia ser considerado como um vilão de verdade, afinal se ele realmente fosse um vilão, Oliver também deveria ser considerado um.

O que exatamente Malcolm e Moira pretendem fazer com o Glades virá à tona nos episódios restantes. Por agora, os dois precisam sobreviver a uma pequena duplicidade. Moira conseguiu acabar com o problema do ‘espião’ dentro da Tríade da maneira menos surpreendente possível. Frank (o asiático) que recebeu algumas flechas nas costas, mas Moira foi quem ficou com sangue nas mãos (literalmente e figurativamente). O episódio pode até ter acabado com Moira chorando e limpando o sangue com seu próprio cuspe (algo que não sabíamos que ricos faziam também), mas não se engane, Mama Queen é uma vadia de sangue frio.

No caso de você ter se esquecido do tanto que a química entre Amell e Katie Cassidy é boa, a cena final do episódio veio para trazer de volta essas lembranças. Outro bom momento no episódio é quando o plot do ‘Sarah está viva’ finalmente foi colocado para escanteio, afinal toda a ideia em volta de uma foto simplesmente não faz sentido. O que foi quebra de código nisso tudo foi Laurel conseguindo achar a menina, que coincidentemente está nos EUA, em Starling City. Quebra de código total.

Por outro lado, a cena em que Dinah aceita a "verdade" e chora no ombro de Quentin com certeza valeu a pena. Só queria que a personagem tivesse sido mais bem utilizada. O mesmo pode ser dito para Roy. Considerando que ele foi recentemente promovido a regular na próxima temporada, não havia preocupação se ele morreria ou não dentro daquele vagão de trem. Só funcionou para colocarem Thea mais próxima

dele, como se precisassem fazer tudo isso para que essa aproximação aconteça, sendo que por motivos óbvios, Thea já está atraída por ele desde o início do ano. 

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. Informações que eu não sabia a laurel é a Canário Negro a liga, e a mãe dela é a Canário Negro da sociedade da justiça, os old school da dc. Não sabia disso, quem é o tommy nos quadrinhos???

    ResponderExcluir
  2. O episódio 18 não foi ruim... mas fala sério. Qual cidade tem uma rede de metrô extensa daquela e DESATIVADA? E o kra simplesmente ligava o trem e deixava ele rodando em alta velocidade SOZINHO pelos trilhos? A linha de metrô foi desativada e os trens ficaram lá? As vezes é difícil engolir algumas coisas.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe