The Good Wife 4x22: What’s In The Box? [Season Finale]

29.4.13

I'm in.

Há quatro anos Michelle e Robert estavam tomando café. Os Kings não esperavam nenhuma visita naquele dia, por isso estranharam quando uma pequena semente foi deixada na porta da casa deles. Os dois resolveram que não era produtivo não plantar uma semente que no futuro poderia dar muitos frutos para diversas gerações. Deram água, fertilizaram a terra e deixaram no sol. A planta cresceu e criou raízes profundas. Alguns galhos começaram a interferir no bom funcionamento da mesma e não demorou muito para que os dois resolvessem cortar os galhos rebeldes. Ela cresceu em direção ao sol e as estrelas mais brilhantes. Mas hoje essa planta já não é mais planta, e sim uma árvore que se destaca, não por ser a mais velha ou a mais alta, ou por ter mais folhas ou mais caules, e sim pela sua exuberância em frente às demais. 

The Good Wife nunca quis ser a mais misteriosa, nunca quis ser a mais culta, nunca quis ser a mais famosa. A pretensão da série não é falar sobre as “inter-relações pessoais dentro de um ambiente de trabalho estressante”. The Good Wife é The Good Wife, foi criada para ser The Good Wife e sempre vai ser The Good Wife. Foi criada para falar de uma mulher traída que é deslocada bruscamente da sua zona de conforto e jogada em um tribunal em guerra, foi criada para falar como essa mulher conseguiu se erguer e se firmar como uma mulher sucedida na profissão. Não exagerem ao falar de The Good Wife, mas mais importante, nunca diminua o prestígio de uma série tão especial da televisão aberta americana, uma série que mesmo no baixo mais baixo ainda era o alto mais alto de metade dos programas atuais. Puxe uma cadeira porque vai começar, talvez não a mais cretina das séries ou a mais famosa. Apenas The Good Wife, e por “apenas” eu digo a melhor série da televisão aberta.

A inspiração surgiu com os escândalos sexuais envolvendo Bill Clinton e a sua esposa, Hillary Clinton. Peter Florrick era um grande homem na política de Illinois, e sua esposa, Alicia Florrick, era vista como modelo de perfeição. Até que os rumores chegaram, e o que não passava de uma brisa logo virou um verdadeiro furacão. Muito aconteceu até chegarmos aqui, a Season Finale da quarta temporada da série. Muitos odeiam e muitos amam essa última temporada. Tenho amigos que abandonaram para sempre The Good Wife, outros que perderam o encanto pela série e outros que continuaram firmes e fortes no navio. Eu mesmo já quase arranquei o teclado do computador ao escrever a minha fúria com essa temporada, que começou escrupulosamente mau e sem nexo, onde o nada levou ao lugar algum e onde roteiros foram escritos as pressas e abandonados na mesma velocidade. Alguns arcos da série foram completamente esquecidos, ou mal acabados, pelos roteiristas. O que falar do fiasco que foi o marido/estuprador/traficante/maníaco por sorvetes que foi o marido da Kalinda?

Atentar-me aos defeitos não significa ignorar os pontos positivos da série. Você pode criar uma linha temporal do começo ao fim da temporada e realmente vai haver mudanças. A Alicia do episódio 4x1 não é a mesma do 4x22. Mesmo reafirmando minha posição de que arrastar o triangulo amoroso foi desnecessário, ao olhar o quadro geral, podemos perceber que foi essencial para chegarmos até o famigerado “I’m in”. Será que Alicia iria sair da Lockhart/Gardner se não existisse uma nuvem negra em cima do Will? Ao contrário das minhas previsões a série acelerou o passo e apresentou o resultado das eleições na Season Finale. Mas ao contrário das eleições para Procurador, Alicia teve um papel decisivo na reta final, literalmente. Peter ganhar não significa necessariamente uma mudança na vida da Alicia, mas certamente haverá mudanças no que desrespeito ao casamento entre eles.

Falando do episódio isoladamente, eu gostaria de afirmar que não poderia ter sido melhor. Como um episódio com os clássicos “in my opinion”, “mil desculpas mas não consegui uma babá” e o não menos importante “juiz pouco ortodoxo que fica circulando no tribunal” poderia ser ruim?  A história gira em torno de uma urna (de papel, cadê a tecnologia Brasil?), que aparentemente foi adulterada a favor de um candidato. Quem descobriu isso? O nosso amado, só que não, Zach Florrick. Todo o caso jurídico foi meticulosamente trabalhado e eu amei como todo mundo estava na correria, realmente, a cena em que o juiz fala que na verdade os votos eram 28000 a favor do Peter foi ótima. Todo mundo de repente trocando de lado e fingindo que esqueceram as últimas duas horas. Palmas lentas para Martha Plimpton em: “Querido, você é do terceiro partido, você perdeu.”

Eu acho que toda a cena final do episódio merecia um texto próprio, mas vou tentar resumir nesse parágrafo. Tudo, absolutamente tudo, foi perfeito. A Alicia sentada na cama, indo ao banheiro e ligando pra quem poderia ser o Will, depois chegando em casa e se preparando com uma taça de vinho enquanto tirava a roupa da secadora e finalmente a vinda do “’I’m in”. Depois de muita especulação teremos uma Florrick, Agos & Associados, que irá competir com a Lockhart/Gardner & Associados, onde Kalinda irá competir com Robyn, amigos que agora serão rivais. Tudo mudará.

Observações:

- Só não gostei de um fechamento desastroso nessa Season Finale. O namorado/babá da Nana Florrick. A última vez que essa cara apareceu na série foi um milhão de anos atrás e eles me chegam com esse fechamento de B*? Melhor nem colocar, fingir que nunca aconteceu pouparia todo mundo, visto que ninguém mais se lembrava de que esse homem existiu dentro de The Good Wife.

- Colin bêbado foi engraçado!

- Ao que parece a pica do Mr. Big era a maior!

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Que review rápida!


    Vou assistir, depois voltarei!

    ResponderExcluir
  2. Foi perfeito!
    Florrick, Agos & Associates s2
    Poderiam muito bem excluir a cena do amante da mãe do Peter kkk mas aquele "I'TS MY LIFE, I'TS NOT YOURS, que ela deu no Peter foi demais KKKKKKKKKKKKKK

    Ao que parece a pica do Mr. Big era a maior! - INFELIZMENTE NÉ??

    Dois dos melhores juízes no mesmo episódio The Good Wife <3

    CHEGA LOGO FALL SEASON 2013/2014!!!

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Karahalios so pode ser trolagem de algum roterista brasileiro... kkkk

    ResponderExcluir
  4. Como eu amo essa série! Acabei de assistir ao 4x22 e amo igual amava na primeira temporada! Sei que já está finalizada, sei que o Will vai nos deixar, (malditos spoillers), mas ainda acredito que Alicia vai dar uma chance pra esse amor recolhido e por poucos episódios quero ver Willicia juntos. Essa mulher merece! Sei que Will vai ficar uma fera com a saída de Cary e Alicia, mas será que ela não saiu pra poder ficar com Will? O raciocínio faz sentido: Peter bem e feliz, já que é governador e Alicia poderá, enfim, ficar com o homem que não mais seria o seu chefe. É querer demais?

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe