Agents of S.H.I.E.L.D. 1x04: Eye Spy

17.10.13


Será que começamos uma série de acertos?


O quarto episódio da temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. fugiu um pouco do normal que vinha apresentando e, pra mim, foi uma aposta positiva. Além de deixar as coisas extraterrestres um pouco de lado, o episódio levou o bom humor que já acostumamos a ver, apresentou novas informações sobre questões pertinentes a alguns personagens (leia-se Coulson). Mas ainda é complicado dizer que a série veio mesmo pra ficar ou só teremos a primeira temporada.

Como foi divulgado, a ABC garantiu uma temporada completa para a série. Mas, daí, conseguir uma renovação, já é outra conversa. A audiência insiste em cair a cada episódio. Pra se ter uma ideia, na estreia a série marcou 12 milhões de espectadores, já neste último episódio, emplacou nada mais que 7.85 milhões. É indiscutível que a série passa por uma crise e se não melhorar logo, acho muito difícil conseguir uma segunda temporada.

Mas vamos aos fatos, ou melhor, ao episódio da semana. Quando foram divulgadas fotos do episódio, eu fiquei muito curioso pra saber do que se tratava aquele tanto de pessoas vestidas do mesmo jeito e com máscaras vermelhas. Minha expectativa pelo episódio aumentou com isso e fiquei cada vez mais esperando para que chegasse logo. O fato é que estava mesmo esperando uma coisa relacionada com aliens e coisas de outro mundo. Mas tudo não passou do transporte milionário de diamantes.

Quando apareceu o personagem foco, concordei com a Skye quando ela disse que poderia se tratar de alguém com poderes telepáticos. Mas no final de tudo não foi bem exatamente isso. Tratava-se da agente Amador que desapareceu dos radares da S.H.I.E.L.D.. O fato é que após uma missão, Amador acabou sendo levada para uma jaula na qual recebeu um experimento médico que devolveu a visão de um olho. Assim, Amador acabou se tornando refém da pessoa que controlava seu olho mecânico. Gostei muito disso. Como disse, fugiu um pouco do costume e o resultado foi muito bom.

O que mais gostei no episódio foi ver o Coulson com certa independência e pegando missões que acha conveniente. Agente May quis sair mais pro campo, mas neste episódio atuou muito pouco nessa questão. Acredito que e ela tivesse ido no lugar do agente Ward teria sido melhor. Até pela questão da estatura, Ward é muito mais alto do que Amador e acredito que quem estava por trás do olho espião tivesse notado essa diferença, provavelmente a equipe teria mais problemas.

Por outro lado, Ward na missão foi muito bom. Rendeu divertidas cenas. Como foi o caso do: “seduza-o” e “eu não acho que seja o tipo dele”. A interação entre Skye e Ward está melhorando muito. Estou gostando de ver isso. E o que sempre é um prazer ver, é a interação entre os brilhantes Fitz-Simmons. Só achei meio estanho eles terem que ligar pra Ward pra saberem qual fio corta pra depois, numa complicação da missão, acabar cortando todos os fios e não ter um “efeito colateral”.

Finalizando, descobrimos que fizeram alguma coisa mesmo com o Coulson. Amador percebeu isso com o olho e acabou soltando achando que a agente May sabia. Acho isso interessante e vai se desenrolar ainda por toda a temporada. É aquele tipo de coisa que quase não veríamos nos filmes e que aqui tem a possibilidade de desenrolar.

Então é isso! Próximo episódio é o “Girl in the Flower Dress”.

Ponto1: Skye olhando o equipamento do Ward com os óculos.

Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Na minha opinião o melhor episódio até agora. Melhor até que o piloto. A dose de comédia, tensão, e ação foi acertadíssima. O personagem do Coulson como líder foi muito bem explorado, a May mesmo não estando em campo teve um bom destaque, a relação Skye/Ward não ficou chata como nos episódios anteriores, e a história foi tão boa que é fácil relevar certas tecnicalidades. Tomara que eles sigam neste rumo, e que com isso a audiência suba. Mas mesmo que o número de expectadores não passe dos dois dígitos, ainda acho que a Marvel/Disney bancam uma segunda temporada. Se a série for tão importante para o planejamento que eles tem para esta iniciativa cinematográfica, certamente eles bancam.

    ResponderExcluir
  2. Como assim nenhum efeito colateral? O olho explodiu. Estavam tentando retirar o dispositivo de modo correto sem que explodisse, mas cortaram tudo de vez e ele explodiu.

    Se visse alguma falha no roteiro, era por ele não ter explodido de modo instantâneo ao corte, mas que podia levar a algumas explicações. Mas esse furo parece tão pequeno em meio aos insights dos personagens pra que não se use muita explicação ou tempo de tela pra achar a resposta, como por exemplo, Coulson ao explicar porque tinha escolhido aquele caso, já sabendo quem era a ladra, como também ele concluindo do nada que ela estava sendo controlada sem qualquer precaução, apenas com base no sentimentalismo. Essas coisas meio que enfraquecem as características dos personagens, mas de resto esse episódio foi muito bom, para os personagens e o andamentos da série.

    ResponderExcluir
  3. Tomarei a liberdade de discordar. No caso da explosão do olho, para mim ficou claro que foi devido ao Ward ter se exposto ao se ver no espelho. E não uma reação ao corte de algum fio errado. Já o Coulson tomar as atitudes que tomou, acho que foi muito válido para reforçar o que eles vem frisando na série, que o personagem mudou muito depois da experiência de quase morte.

    Concordo quando você fala da economia de explicações através do uso dos insights, mas quanto às atitudes do Coulson neste episódio, isso serviu para mostrar que as mudança internas foram para melhor, já que os instintos e emoções o estavam guaiando pelo caminha certo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em discordar... Se o olho era uma bomba, no momento em que teve o corte dos fio ele deveria der explodido e nem tempo de colocar naquele compartimento teria.

    ResponderExcluir
  5. Também adorei o episódio. Foi muito bom e a série parece estar melhorando agora e vai começar a se consolidar.


    Obrigado pelo comentário =)

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe