S.A. Especial Dia dos Namorados: Trilhas Sonoras que embalam os romances das séries

12.6.14

Assim como a canção só tem razão se se cantar (Vinícius de Moraes).

Ah! O Amor.

Tão complicado e inexplicável à um observador, mas fonte de vida e vicio para quem o prova pela primeira vez.

O amor pode ser um sentimento puro e desprovido de paixões, para Platão. Ou mesmo, “um sentimento de seres imperfeitos” segundo Aristóteles, exigindo e buscando incansavelmente uma perfeição em vida, para aquilo que está além da própria existência. Mas eu ainda prefiro a soma de ambas as experiências, descrito em perfeitos versos de Camões: Transforma-seo amador em cousa amada. Porque além de puro, o amor precisa ser vivo.

E como se vive a experiência de amar? Ah! Eu sei que você já correu os pensamentos a mais óbvia das respostas, mas provavelmente, não a mais poética. (“Risos”).

Porém, para contradizer esta objetividade, posso lhe dizer que inúmeras são as formas de reconhecer o amor em nossas vidas. Como por exemplo, a apreciação de obras literárias desenvolvidas, inspiradas e em homenagem a este sentimento. Ou ainda, ser aquele observador patético que se debulha em lágrimas diante de obras do cinema que são capazes de justificar porque recebem o mérito da sétima arte.

Mas nada é capaz de aguçar ou reavivar múltiplos sentimentos e sensações humanas tanto quanto a música. Se existe certa dificuldade em definir o amor, para a música é quase impossível alcançar algum consenso com suas acepções. Ainda assim, é inegável que esta manifestação artística como forma de expressão ao sentimento alcança patamares muito além do esperado, e quando associada ao cinema, maravilhas memoráveis e atemporais transformam-se em resultado.

E em homenagem ao dia dos namorados (no Brasil), mas muito mais, em homenagem às recordações dos momentos aonde a música se uniu às séries e nos trouxe como presente uma explosão de romances e paixões espetaculares. O Seriadores Anônimos trouxe este post especial com uma pequena lista de casais, no universo das séries, que assinaram o seu grande momento de amor com uma belíssima melodia, transformando versos e cenas em sentimentos compreendidos e vividos por nós, telespectadores e fãs (acima de tudo), fazendo com que aquela música tornasse-se “na música”, e mudando de vez a sua experiência em ouvi-la.

Obs: A ordem dos casais é apenas cronológica.

1. Mulder e Scully - Walking after You (Foo Fighters)


Um amor no qual foi preciso acreditar…e MUITO!

Fox Mulder (David Dudchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) sempre foram opostos. Desde o piloto da série nós vimos claramente como uma católica sem fé e um ateu crente poderiam formar uma dupla perfeita. Com o tempo essa capacidade de testarem um ao outro e ao mesmo tempo apoiarem e acreditarem no outro criou entre eles um elo muito mais forte. Devido ao perigo de seu trabalho no FBI, as conspirações e casos incomuns acabaram por retardar o que era inevitável, a formação de um casal que não apenas se amava, mas necessitavam um do outro para não se perderem em seus mundos.

Apesar de todos os fãs dodoís (eu inclusa) e tortas de climão espalhadas pela série e até pelos atores em entrevistas sobre os personagens, isso demorou tanto tempo que foi acontecer apenas no filme “The X Files” (entre a 5ª. e 6ª. Temporadas).

Foi animador e frustrante o tão anunciado beijo entre eles ter terminado em uma picada. Eu explico melhor... Quando finalmente, você está no cinema a 40 minutos e já não consegue mais ter saco para ver o filme porque só pensa quando será o maldito beijo, ele finalmente rolou em frente a todos uma abelha misteriosa e maldita pica a Agente Scully e esta passa mal. Agora me digam, isso é romântico? Péra, era pra ser, né? Assim não foi romântico, ROMANAAANTICO, mas saiu e a música tema dessa delicia era muito ET (até para os ETs da série). Walking After You, do Foo Fighters mostra muito bem a dependência e amor bizarro e fofo de Mulder e Scully. Mostrando que gente muito dodói também ama.


2. Ross e Rachel – With Or Without You (U2)


O casal que sacramentou a trajetória de “idas e vindas” nas séries de TV não podia ter tema mais apropriado. With Or Without You é oferecida por Ross a Rachel num programa de rádio no episódio “The One With The List”, aquele que incentivou toda uma geração a escrever listas de prós e contras na hora de resolver suas indecisões amorosas. No auge do interesse do público pelo par, é um momento para derreter até mesmo o coração mais peludo, a despeito de Rachel ligar para a rádio e pedir a interrupção da música no mesmo instante, contando para a locutora o que Ross fez ao descrevê-la em sua lista como “só uma garçonete”.

Não são poucos os que estavam cansados da saga ao final de Friends, mas é inegável a importância que os dois tiveram como casal queridinho dos seriados, e a jornada mais cheia de baixos do que altos só fica ainda mais reforçada com a letra do U2, que foca muito a espera, a questão de não ter nada a ganhar e nada mais a perder e, principalmente, o conflito desses dois indecisos que não podiam viver, nem juntos e nem separados.

Para os haters, fica aquele recado importante: “we were on a break!”


3. Monica e Chandler - Wonderful Tonight (Eric Clapton)


Muitos fãs de Friends, (assim como eu), consideram Monica e Chandler o casal mais carismático da história da série. Discussões à parte, uma certeza indubitável e de consenso geral é que esta dupla foi responsável por protagonizar, (sem exageros), o pedido de casamento mais belo da história das séries.

Wonderful Tonight é uma composição singela de Eric Clapton, que consegue alcançar a emoção com a transparência e a simplicidade do sentimento em versos que descrevem a noite de uma casal. Porém o seu refrão é a declaração de amor mais perfeita para expressar a noite daqueles amigos no episódio The One With the Proposal.

“I feel wonderful, because I see
The love light in your eyes
And the wonder of it all
Is that you just don't realize

How much I love you”

Não precisa dizer, eu sei que você chora até hoje!


4. Fran Fine e Maxwell Sheffield: For Once In My Life (Stevie Wonder)


É uma linda história de amor. Para alguns está mais para patética, mas eu vou ficar com linda! (Fran Fine).

Não tenho vergonha de dizer que eu adorava esta duplinha. Já entregando a idade, confesso que a série The Nanny esteve presente nas tardes da minha família e nós nos divertíamos muito com os absurdos cometidos pela Miss Fine (imagine os berros de Maxwell), enquanto "trabalhava" de babá na mansão do Sr. Sheffield (lembre-se daquela voz surreal, anasalada).

Além de posicionar a cena do pedido de casamento como minha segunda favorita, o episódio especial da cerimônia é uma diversão a parte, com direito a flashbacks, participações especiais, uma visita do "além" e, (obviamente), muito romance e diversão.

E qual musica seria mais perfeita do que um clássico de Stevie Wonder, (aonde os versos românticos são embalados por uma melodia alegre e empolgante), para resumir a história de amor deste casal em NADA semelhantes a não ser o amor compartilhado e responsável pela construção desta bela história.

“For once, I can say, this is mine, you can't take it
As long as I know I have love, I can make it

For once in my life, I have someone who needs me.”


5. Andie e Pacey – I Will Remember You (Sarah McLachlan)


Na briga dos pró Dawson e Joey e dos pró Pacey e Joey, fico em cima do muro e digo sem culpa que o meu casal favorito é mesmo Andie e Pacey, mesmo que tenha durado muito, muito pouco. O par só teve desenvolvimento real na 2ª temporada, quando roubou a cena com muito bom humor e uma pitada pesada de drama que não poderia ficar de fora, sendo brutalmente assassinado nos anos seguintes, até a saída abrupta de Andie no meio da 4ª temporada.

É justamente a música da despedida definitiva de Andie, “I Will Remember You”, que figura com honras nessa lista de canções para o dia dos namorados. O vocal de Sarah McLachlan é de arrepiar e a música tem um baita climinha de Dawson’s Creek como um todo, trazendo toda a nostalgia e romantismo da turma de Capeside à tona, além de servir como uma bela homenagem à trajetória do casal que, por breves instantes, ameaçou roubar o posto dos protagonistas da série.


6. Haley e Nathan – Dare You to Move (Switchfoot)


Desde 11 de novembro de 2003, quando foi ao ar o oitavo episódio da primeira temporada de One Tree Hill, apenas uma canção me salta à memória quando o assunto é romance adolescente ou amor verdadeiro. A excelente escolha de “Dare You To Move”, da banda Switchfoot, marcou para sempre uma geração de fãs de One Tree Hill que, até hoje, mais de uma década depois, ainda lembram-se do primeiro beijo do casal mais querido da série, Haley e Nathan.

A canção é absolutamente perfeita. Fala sobre o desafio de viver cada dia sem perder a coragem de agir, a coragem de, quem sabe, correr atrás de um grande amor que pode mudar tudo para sempre. E o beijo entre Haley e Nathan é exatamente assim. Um momento decisivo e transformador, que leva os dois personagens por uma longa e inesquecível jornada de surpresas e superação, cheia de amor e drama, always and forever.



7. Seth e Summer – Champagne Supernova (Oasis)


Muito antes da banalização do conceito de “Beauty And The Geek”, Seth Cohen já fazia a alegria de muitos nerds obcecados com a ideia de ficar com a garota popular, em seu conturbado romance com Summer Roberts. Para coroar essa união do cult e do povão, nada como recriar uma cena icônica de Homem Aranha, com um beijo de cabeça pra baixo na chuva.

A cereja do bolo, nesse caso, foi o acompanhamento musical de “Champagne Supernova”, que depois virou arroz de festa em tudo o que é série, mas ganhou força mesmo apoiando a doçura atrapalhada do casal mais querido de The OC. Afinal, quem é que não gostaria de cair enquanto tenta consertar a antena parabólica e ganhar um beijo desses?


8. Brennan e Booth: Collide (Howie Day)


Bones é uma série com uma trilha sonora sensacional, confesso que após assistir as duas primeiras temporadas eu surtei para comprar o CD do seriado. São tantas músicas tão perfeitas em suas composições, e que se enquadram ao contexto de forma espetacular. Porém, sempre existirá aquela canção que toca no coração. Seja pela melodia, pelos versos, pela cena na qual ela foi utilizada, ou pelo conjunto da obra. Não importa, para mim, esta música em Bones, responsável por marcar toda a história do casal, assim como a personalidade de ambos neste relacionamento é Collide interpretada pelo cantor Howie Day.


Um arranjo suave, na escolha de uma introdução solada no violão, a melodia é quase uma capela descrevendo as incertezas de um relacionamento, mas a convicção de que ambos estão predestinados. Não existiria palavra mais perfeita para descrever o encontro de Brennan e Booth do que uma colisão. Esta parceria forçada e em nada bem cometida em seu início, encontrou e encontra inúmeras rivalidades e desentendimentos em seu percurso, mas é inquestionável que Bones e Seeley se completam, à sua maneira, e adaptam suas diversidades para prevalecer no amor acima de qualquer competitividade. 


9. Meredith e Cristina: Where Does The Good Go? (Tegan and Sara)


Meredith e Cristina podem não ser um casal na prática, mas são almas gêmeas. Por isso mesmo, elas fazem parte dessa lista do Dia dos Namorados com uma música inesquecível para os fãs de Grey’s Anatomy: Where Does The Good Go?.

Sempre que começava a tocar, sabíamos que vinha por aí uma dança feliz e libertadora, que nos mostraria, mais uma vez, que essas duas se completam, nasceram uma para a outra e que o amor da sua vida precisa ser, sempre, seu melhor amigo.


10. Blaine e Kurt: All You Need Is Love (Glee Cast)


Os Beatles já diziam: Tudo o que você precisa é amor. E é justamente essa a canção clássica e inesquecível que marca o estonteante pedido de casamento de Blaine para Kurt, em Glee. Tudo bem que muita gente (incluindo esta que vos escreve) acha que a atitude foi bem precipitada, já que os dois são bem jovens, mas afinal, ninguém precisa ter mais de 21 anos para conhecer seu grande amor. Esse casal que já juntou, separou, traiu, voltou e continua seguindo junto também é a prova de que nem todo relacionamento é perfeito e que o perdão precisa fazer parte do repertório de todos os casais. 


11. Rae e Finn:  Spaceman (Babylon Zoo)


Raemondo e Finn são grandes fãs de Oasis e nós poderíamos facilmente citar “Champagne Supernova” como a música de um dos mais amados casais da atualidade. Porém, se existe uma canção que realmente os une e nos mostra todo o humor, a cumplicidade e o quanto esses dois são bons juntos, pensamos automaticamente no inebriante clássico “Spaceman” do Babylon Zoo.

Mesmo sem ser romântica – e sendo, na verdade, muito ridícula – essa música nos faz lembrar dos momentos mais fofos do casal, que é perfeito mesmo quando Rachel deixa seus medos sobre si mesma (e a opinião alheia) afetarem o relacionamento.


12. Eyal e Annie: Caught a Long Wind (Feist)

Por: Solange Domingos

Correndo o risco de ser vaiada, já aviso aos amantes do relacionamento Auggie e Annie de que eu não faço parte deste grupo. Ainda sou uma daquelas que espera, e irá esperar até o fim de Covert Affairs com a esperança de que Annie Walker aceitará o fato de que Eyal é o homem de sua vida, e parafraseando o próprio espião: 

“Tempo é tudo, neshama. Mas um dia, você e eu estaremos sentados em algum lugar, observando o pôr-do-sol, sem pensar em nada.”

Eu aguardo por este dia.

Caught a Long Wind é a melodia que embalou o primeiro beijo desta dupla, no episódio A Girl Like You. Pode até ser que Annie tinha outros objetivos quando foi até aquele quarto de hotel, mas ninguém pode negar de que ambos aproveitaram muito bem o momento. 

A música fala da aventura pelo mundo de um pássaro que se deixa levar pela corrente do vento apreciando as belezas encontradas. E como esta melodia casa com estes aventureiros, disposto a enfrentar o que for preciso para conquistar suas metas, mas que não perdem a oportunidade de apreciar os presentes que a vida lhe oferecem.



13. Castle e Beckett: In My Veins (Andrew Belle)


Nothing goes as planned…

Não há aquele que possa se conter às emoções ao ouvir o primeiro verso desta obra prima de Andrew Belle após ter assistido Always. Se existe alguma regra ou cartilha no universo da séries explicando como explorar a emoção do telespectador ao seu favor, o roteiro de Andrew Marlowe encontrou a nota máxima em seu trabalho.

Mais que um divisor de águas para Castle, a Season Finale de sua quarta temporada foi responsável por levar os fãs de todas as partes do mundo às lágrimas, em pura felicidade (é lógico!). Não apenas seriamos presenciados com a concretização de um relacionamento aguardado com grande ansiedade durante QUATRO longos anos, mas também, este presente viria embrulhado aos caprichos, em cada mínimo detalhe, para expor o ápice de uma história de amor.

A narrativa que é marcada pela introdução de In My Veins enquanto Beckett pedia demissão e Alexis apresentava um inspirado discurso de formatura, é encerrada com uma batida na porta em uma noite de tempestade aonde Kate abre o coração e desabafa o sentimento.

E então...

Everything will change…



Playlist Especial S.A. – Dia dos Namorados.


Mas é lógico que após citar tão belas melodias não seria justo oferecer a oportunidade ao leitor de apreciar estas maravilhosas canções. Então, abaixo segue uma playlist com a seleção desta músicas.

S.A. Especial dia dos namorados. by Solange Domingos on Grooveshark

Se você for um assinante Grooveshark, basta clicar no link abaixo (logado) e selecionar a opção “inscrever-se”. Automaticamente esta lista ficará guardada na sua lista de reprodução.



Se você possui um smartphone, o site apresenta um aplicativo com o mesmo nome gratuito, basta procura-lo em sua store e baixa-lo. Após o processo, realize o login e será possível indexar esta lista de reprodução à sua lista.

Acrescente esta trilha sonora


A pedido dos leitores: Aline, Rosangela Gomes, Felipe Sylar.

Lista atualizada com as músicas:

1. I Will Always Love You - Lorelai e Luke (Gilmore Girls)

2. Everything - Clarck e Lana (Smallville)

3. Hot Blooded - Brennan e Booth (Bones)

Basta citar nos comentários, qual a série, o nome do casal e o link da música. Na próxima semana esta lista musical será atualizada com as músicas mais mencionadas nos comentários. Então... Participe!

Talvez Você Curta

7 comentários

  1. Amo Mondler e Foxana (-q)
    Ficou ótimo e mto et.
    Happy Hanuka, people!

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler, achei que veria Hot Blooded, para Bones, porque o próprio casal diz que essa é a musica deles :(

    ResponderExcluir
  3. Lorelai & Luke Gilmore Girls
    https://www.youtube.com/watch?v=D3BoZ4geww4

    ResponderExcluir
  4. Aline tudo bem?
    Hot Blooded se transformou na musica do casal pq a Collide nao foi liberada para tocar nos EUA na epoca, mas a letra dela se enquadra bem mais. Porem, nos vamos acrescentar a lista com os pedidos do leitor, basta por o link bjao.

    ResponderExcluir
  5. Everything do Lifehouse no baile em Smallville! Essa jamais ficaria fora da minha playlist!

    ResponderExcluir
  6. Sério que Collide não foi liberada??? Nem sabia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles só liberaram no fim da primeira temporada quando lançou o cd. Mas mesmo assim foi para a venda da trilha sonora. Tanto é que Collide só toca no DVD de quem compra em UK. Eu comprei aqui no Brasil (produção americana) e a música que toca no lugar, no piloto, é Broken Bidges.
      Acho que em 2007, (por aí), peguei uma entrevista dos produtores dizendo que quem escolheu Hot Blooded para aquela cena da 1ª Temp foi o David Boreanaz,
      Não que eu não goste, acho muito legal, mas a vdd é que depois eles investiram porque deu certo o publico gostou. Mas realmente a letra não casa muito com eles e não houve nenhuma cena romântica com ela, só duas cenas muito boas.
      bjão.

      Excluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe